À medida que a notícia se espalhava pelas salas de reuniões, e alguns pálidos dirigentes perceberam que o projeto da Superliga estava começando a colapsar, o verdadeiro significado de tudo isso – apropriadamente – poderia ser visto nas ruas e entre as pessoas.

Martín Fernandez:o autogolpe da Superliga

Milhares de torcedores do Chelsea se rueniram em volta do Stamford Bridge para protestar veemente contra os planos quando, de repente, tudo ficou quieto. Pouco antes das 19h, foi divulgado que o clube estava se preparando para abandonar o projeto.

Foi uma prova do poder dos fãs, dado que Manchester City e Chelsea foram tão convencidos pelo emoção dos seus próprios torcedores.

Superliga: por que a Europa virou terreno para ‘rebelião’ de clubes e a América do Sul, não

Também foi o início de uma das horas mais notáveis que o jogo já conheceu, um turbilhão de acontecimentos sensacionais que levou três dias surpreendentes ao topo do noticiário.

City rapidamente seguiu o Chelsea e abandonou o projeto, com o restante dos clubes ingleses caindo quatro horas depois. Ed Woodward renunciou ao cargo de vice-presidente executivo do Manchester United, e muitas outras figuras da Superliga estavam considerando o que viria a seguir. Há agora uma enorme pressão sobre alguns dos indivíduos, principalmente os primeiros agitadores como Andre Agnelli e Florentino Perez.

Torcida do Liverpool se opõe à Superliga Foto: CARL RECINE / REUTERS
Torcida do Liverpool se opõe à Superliga Foto: CARL RECINE / REUTERS

Uma gananciosa tomada de poder, que causou a maior fúria unificadora que o jogo jamais viu, em vez disso, tornou-se um colapso humilhante. Fontes diizem que a Superliga foi lançada propositalmente no domingo – acerca dos novos anúncios da Champions League – especificamente para causar o “máximo constrangimento” a Uefa. A ironia disso. O prazer disso. Alguns dos clubes mais opressivamente grandes do futebol, assim como algumas das figuras mais detestáveis e injuriadas, enfrentaram uma humilhação de proporções imensas. É pior que qualquer derrota no campo, qualquer “6-1”. Os grandes clubes, desta vez, não conseguiram o que queriam.

Superliga Europeia:Quem faz parte, quem já saiu e tudo o que se sabe sobre a competição

A tumultuada rota da ruptura ao ponto de ruptura realmente começou na noite anterior. Alguns funcionários ficaram genuinamente surpresos com a escala e a vociferação do que foi uma condenação quase total do projeto. Foi mesmo uma questão rara que “uniu 100% o parlamento do Reino Unido?.

A reação foi um momento inesquecível. Foi celebrado com tanta alegria quanto qualquer gol, mas foi realmente muito mais. Isto foi uma vitória.

Leia mais: ‘Cometeram um grande erro mas estão de volta’, diz presidente da Uefa sobre clubes da Superliga

A pergunta óbvia é o que exatamente eles esperavam? Isso por si só reflete muitas das loucuras e erros de julgamento no âmago deste projeto.

“Achei que seria ruim?, disse uma fonte, “mas isso está fora dos gráficos?.

Mais tarde na segunda-feira, o que sem dúvida pretendia ser uma volta da vitória de uma aparição de Perez na TV, plantou ainda mais as sementes da derrota.

Alguns dirigentes da Superliga ficaram chocados com o tom do presidente do Real Madrid e até com algumas das coisas que ele disse. Entre algumas inverdades, o Sr. Perez afirmou que o Paris Saint-Germain não havia sido convidado. Uma série de fontes insiste que eles não foram apenas convidados, mas “bajulados? e “pressionados?.

Colapso:Superliga suspende planos e diz que vai ‘reformular’ projeto, após saída de ingleses

Foi o mesmo com o Bayern de Munique, e o fato de eles terem emitido uma segunda declaração na terça-feira para reiterar com mais veemência sua rejeição ao projeto foi apenas mais um problema crescente para a Superliga.

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e da Superliga Foto: FRANCK FIFE / AFP
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e da Superliga Foto: FRANCK FIFE / AFP

A ausência de “europeu? nessa descrição é apontada. Esta era realmente uma liga de três países, e os 12 envolvidos estavam cada vez mais isolados. Muitos envolvidos sabiam que um tom “conciliador? era necessário, muito distante da abrasividade típica de Perez. Porque um ponto absolutamente crucial estava faltando em grande parte da narrativa.

A Superliga – independentemente de qualquer outra coisa – precisaria, em última análise, da sanção da Fifa ou da Uefa. Essa era uma realidade inescapável, que estava propriamente nascendo em alguns dos clubes envolvidos. Foi por isso que a Uefa sempre teve plena confiança de que isso iria falhar.

Bayern de Munique diz não à Superliga: ?Champions League é a melhor competição do mundo?

As 48 horas desde o anúncio não facilitaram exatamente o longo caminho para a Superliga. Alguns envolvidos no plano começaram a perceber a necessidade de relações públicas mais positivas, mas as figuras-chave não estavam interessadas em falar publicamente.

Foi um grande ato de covardia acompanhar todo o resto.

As preocupações estavam crescendo, porém, não apenas na Inglaterra. As autoridades do Atlético de Madrid e do Barcelona também estavam se perguntando sobre o valor de tudo isso.

A notícia sobre isso chegou à Uefa, e fontes sustentam que foi isso que causou uma mudança de tom bastante marcante na manhã de terça-feira.

Leia também: ‘Superliga pode ser devastadora para o futebol feminino’, diz Nadine Kessler, chefe da UEFA

Aleksander Ceferin ofereceu um ramo de oliveira e um caminho de volta. Estava visivelmente longe do fogo e do enxofre da segunda-feira. “O que importa é que ainda dá tempo de mudar de ideia?, disse o presidente da Uefa.

Foi em torno deste ponto que a mídia começou a relatar todas essas dúvidas, o que levou algumas fontes da Superliga a insistir que, não, ninguém absolutamente estava mudando de ideia.

Eles estavam ruidosos  de que todos estavam 100% comprometidos, “a todo vapor”, “eles se prepararam para isso”, e tudo o mais. Houve até conversas otimistas sobre como seria legalmente impossível para os clubes saírem, por causa dos contratos existentes, e como quaisquer danos poderiam ser punitivos.

Entenda: Por que a Superliga europeia pode dar problema

A liminar de Madri, “proibindo Uefa e Fifa de interromper o lançamento?, também foi referenciada.

No entanto, houve um acontecimento em Londres que era potencialmente muito mais relevante do ponto de vista jurídico.

Boris Johnson, encorajado pelo seu oportunismo populista típico e – mais significativamente – pelo apoio de todo o seu parlamento, disse às autoridades inglesas do futebol que lhes daria total apoio em termos de legislação. O Sr. Johnson perguntou à Premier League e à EFL quais sanções estavam disponíveis para eles. Quando eles disseram tudo, incluindo banir os seis clubes da Premier League, ele perguntou se eles usariam.

Kfouri:O projeto da Superliga representa uma violência ao espírito do jogo

A resposta nessa altura foi “não? porque o processo judicial pode ser aberto de acordo com o direito da concorrência. A resposta de Johnson foi dizer que ele lançaria uma “bomba legislativa”. Muitas fontes entendem que, se houvesse uma cláusula na lei de concorrência que impedisse os clubes de serem expulsos, ele usaria todo o poder para removê-los.

O potencial banimento dos seis maiores clubes da Inglaterra da Premier League estava neste momento sendo seriamente considerado. Teria acabado com muitos novos planos financeiros antes mesmo de eles começarem. Algumas fontes dos seis grandes ingleses afirmam que a velocidade e a força da intervenção governamental foram imensamente influentes. “Foi quando realmente mudou.? Foi também por isso que houve um sentimento de confiança na reunião das 11h da Premier League, um marco por si só, pois contou com apenas 14 participantes. Isso anteriormente teria sido visto como inacreditável, mas aqui estimulou a confiança daquele grupo.

Enquanto o protesto dos torcedores continuava, adicionando mais e mais pressão, havia uma agitação crescente entre os jogadores.

Superliga europeia:Políticos entram na guerra a favor da Uefa; veja reações

A possibilidade de ser banido da Copa do Mundo era um problema muito mais sério do que alguns dirigentes de clubes haviam previsto. Os jogadores ficaram extremamente angustiados com isso. Isso novamente só mostrou como todo o projeto estava fora de sintonia com a realidade do jogo.

Enquanto isso, a administração do clube e as equipes jurídicas examinavam os contratos de patrocínio, tentando descobrir as implicações de tudo isso. Isso não estava claro e estava se revelando extremamente complicado, o que só aumentava as dificuldades. Os patrocinadores estavam ficando nervosos.

Florentino Perez humilhado

Nas salas de reuniões e reuniões na Internet, então, o debate estava crescendo. As conversas estavam ficando mais febris. Figuras do Chelsea começaram a falar de um “empreendimento tóxico?, que estava em desacordo com seu trabalho comunitário como um clube, bem como do imenso potencial de danos irrevogáveis à reputação.

Fontes da Superliga insistiram na “robustez? do corpo de trabalho por trás do plano, mas outros estavam falando sobre a falta de substância por trás dele. O fato de ter implodido totalmente em apenas 48 horas é tão hilário quanto indicativo disso. Todo o “lançamento? acabou parecendo amador. Supostamente, havia 15 membros fundadores, mas apenas 12 foram nomeados. O nível de detalhes era lamentável. Algumas pessoas se referiram a isso como pouco mais do que um “refinanciamento em massa para cerca de cinco clubes?. Muitos apontaram os problemas do Real Madrid.

“Por que o resto do futebol está financiando isso?, reclamou uma fonte de um clube da Premier League, “quando uma das principais figuras tem seu clube em dívidas de centenas de milhões de libras??

Chelsea e City estavam começando a chegar à única conclusão lógica. Isso era inviável e simplesmente não valia a pena lutar desnecessariamente. Os outros clubes deveriam ter percebido o mesmo, mas a saída do City e do Chelsea tornou a retirada inevitável. O colapso espetacular da Superliga ainda pode levar outros com ele.

Perez foi publicamente humilhado, e isso é ainda pior porque num momento de arrogância na televisão o fez essencialmente admitir que o Madrid está em enormes problemas financeiros. Outra derrota autoinfligida. Sua posição no clube é considerada inatacável, mas a pressão externa está crescendo. Sua autoridade foi demolida. Enquanto isso, a grande mão de Agnelli não era mais do que um blefe.

Outras pessoas no futebol estão falando abertamente sobre se isso levará às vendas do Manchester United, Liverpool e Tottenham Hotspur.

Afinal, a Superliga era uma ambição de longo prazo, sempre pairando sobre o jogo, sempre no horizonte. Muitos acreditaram por muito tempo que era o objetivo final de alguns proprietários. A ameaça de uma Superliga condicionou o jogo de maneiras sutis e significativas por décadas, à medida que tantas reuniões decisivas se curvavam a ele. Seu poder agora se foi. Essa é uma consequência imensamente significativa em si mesma. Uma ameaça de longa data nunca pode ser usada da mesma maneira novamente. Essa carta foi jogada, com pouco efeito além do riso no final. A ideia perdeu sua credibilidade por algum tempo – embora talvez não para sempre.

Esta é outra realidade da situação. A desigualdade estrutural que levou ao crescimento desses super clubes e ao caminho para a Superliga não mudou.

Crise abre caminho para reforma

A reformatação da Champions League feita a seu pedido só vai piorar o problema.

Mas essa não é a única consequência em meio a tudo isso. O custo financeiro para os 12 será caro, dadas as taxas de compromisso do JP Morgan. Pode muito bem haver sanções da Premier League, já que os seis infringiram a Regra L9, que proíbe os membros de entrar em competições não sancionadas. Os outros 14, entretanto, foram encorajados e também encontraram uma causa comum com a EFL e a pirâmide futebolística mais ampla. No topo de tudo isso, os 12 destacados não têm mais a mesma influência na Associação de Clubes da Europa, ou Uefa. As posições foram demitidas. A influência foi perdida. Autoridade foi destruída.

Isso aponta para talvez a mudança mais significativa.

Algumas das figuras mais altruístas do futebol estão falando sobre como isso pode ter finalmente liberado o enorme ímpeto para a reforma. Agora existe uma vontade política para um sistema alemão somente na Inglaterra.

“Uma Superliga é terrível para o futebol e poderia ter levado à destruição do jogo?, disse uma fonte. “Do ponto de vista da agenda de reformas, no entanto, é ótimo.?

Algo foi aproveitado. A crise fez com que as pessoas percebessem os problemas profundos que quase colocaram o jogo à beira de uma transformação irrevogável. Os políticos – por enquanto – perceberam corretamente a necessidade de proteger os clubes como instituições sociais e evitam que isso aconteça no futuro.

Esse foi um dos problemas fundamentais aqui. Um abraço no laissez-faire do ultracapitalismo permitiu que um grupo de clubes crescesse a tal tamanho que apelassem a interesses – tanto políticos quanto financeiros – que tinham pouca preocupação com o jogo ou o papel social dos clubes .

Isso foi o que fez com que a história e o futuro do jogo fossem potencialmente destruídos por um pequeno grupo de proprietários, o que deixou todos os outros se sentindo totalmente impotentes.

Em Stamford Bridge, o jogo mais amplo recuperou seu poder. Havia a sensação de uma revolução, mesmo que alguns digam que pode vir a ser uma Primavera Árabe.

Seja qual for o futuro, ele mostrou totalmente o verdadeiro espírito do esporte e o poder comunitário que realmente o impulsiona. A pirâmide, o esporte, manteve-se unificado.