Aparentemente a partida deste sábado na Ilha do Governador serviria apenas para definir os semifinalistas do Carioca. Mas Rogério Ceni deixou o estádio da Portuguesa, onde o Flamengo empatou com os donos da casa por 2 a 2, com uma boa notícia: Pedro está bem para ser um reforço importante na estreia do rubro-negro na Libertadores, terça-feira, contra o Vélez Sarsfield, na Argentina.

Foram dele os dois gols que empataram o duelo, depois de a Lusinha ser melhor no primeiro tempo e descer para o vestiário com 2 a 0 a favor no placar. Pedro atuou pela primeira vez desde uma lesão na coxa esquerda, no fim de março.

Em tempos de Flamengo tão hegemônico no futebol brasileiro, seria estranho vê-lo perder duas partidas seguidas ? a primeira foi quinta-feira, para o Vasco. Com reservas em campo, o time de Rogério Ceni teve muitas dificuldades para furar a boa defesa da Lusa, a menos vazada do Carioca.

Pouco compacto, o Flamengo dava espaços para a Portuguesa sair do campo de defesa e rapidamente chegar ao ataque, acionando especialmente Chay. Em uma dessas subidas, a equipe trocou passes na entrada da área do Flamengo até que Mauro Silva recebeu bola açucarada. A batida entrou no ângulo de Hugo Moura.

Romarinho ainda ampliou a vantagem da equipe da Ilha do Governador. Mas faltou perna para manter o mesmo nível de dedicação na defesa depois do intervalo. O Flamengo começou a encontrar mais espaços. Aos 10 minutos, Michael cruzou e Pedro escorou de primeira: 2 a 1 Portuguesa.

O empate viria depois, novamente com Pedro, em finalização com estilo. Ele mostrou a Rogério Ceni que, em Buenos Aires, se a situação ficar complicada, o treinador poderá contar com o reserva de luxo na Libertadores.

Com o resultado, o Flamengo assumiu a liderança da Taça Guanabara e a Portuguesa seguiu em quarto. O rubro-negro, o Voltaço e o Tricolor já estão nas seminais do Carioca. Falta uma rodada para o fim da fase.