O Vasco emitiu nesta segunda-feira uma nota oficial na qual reclama do adiamento de um dia do clássico contra o Flamengo. O jogo estava marcado para quarta-feira, mas a Ferj atualizou a tabela e empurrou a partida para quinta-feira, às 19h, no Maracanã.

O Vasco classificou a medida como “uma arbitrariedade da Ferj, atuando de forma não igualitária perante seus filiados”.

A alteração da partida permite ao Fla ter mais um dia de descanso após a conquista da Supercopa do Brasil. Ao mesmo tempo, diminui o intervalo para o jogo de sábado, contra a Portuguesa. Só que, para os titulares, isso não faz diferença, já que Rogério Ceni usará os reservas no duelo. É que na terça-feira seguinte é a estreia do Flamengo na Libertadores, contra o Velez, na Argentina.

Na justificativa para efetuar a troca, a Ferj citou o artigo 23 do regulamento geral de competições, que dá a prerrogativa à entidade para alterar a tabela.

A nota do Vasco

O CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA repudia a repentina mudança da data de seu jogo contra o Flamengo, decisão tomada, à toda evidência, para favorecer um dos times envolvidos no confronto, e sem que houvesse qualquer consulta ao Vasco da Gama. Para agravar a situação, na manhã desta segunda (12), por volta das 11h36, o Clube recebeu um e-mail com a tabela atualizada da competição anexada, sem nenhuma alteração da data do jogo em questão. Logo após esse comunicado, outra confirmação: foi realizada uma reunião virtual, com participação da FFERJ e de representantes dos dois clubes (Vasco e Flamengo), para definir todo o Plano de Ação e Contingência da partida.

Inexiste qualquer motivo legítimo que justifique a mudança de data às vésperas do confronto, visto que é usual a programação de jogos aos domingos e quartas-feiras. Ressalta-se que o regulamento da competição, em seu art. 23, elenca as causas para alteração de horário de qualquer jogo à compatibilização e adequação à programação das detentoras dos direitos de transmissão, desde que expressamente solicitado por estas, ou ainda casos fortuitos ou de força maior.

Por certo, não se trata de nenhuma destas situações, mas tão somente, a uma arbitrariedade da FFERJ atuando de forma não igualitária perante seus filiados.

Ressalta-se que valorizando o Campeonato Carioca, o Departamento de Futebol, o Departamento de Saúde e Performance e a Comissão Técnica elaboraram um planejamento para o Clássico dos Milhões, que incluiu o retorno imediato de Tombos (MG) logo após o compromisso pela segunda fase da Copa do Brasil. A estratégia contou ainda com a ausência de folga mesmo após uma viagem desgastante e treinamentos diários no CT do Almirante, na Cidade de Deus, inclusive no sábado e no domingo.

O Vasco da Gama lamenta a equivocada decisão da federação que acaba com o equilíbrio entre todos os seus filiados e a própria credibilidade da competição que organiza.