estilo de vida »

Conheça os 5 benefícios da caminhada para a sua saúde



Saiba sobre os efeitos da caminhada no bem-estar do seu corpo - Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
Saiba sobre os efeitos da caminhada no bem-estar do seu corpo – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Foto: João Bidu

A caminhada é um exercício indicado para todas as pessoas, idades e condicionamentos físicos. Há muitos benefícios para quem pratica essa atividade, como o fortalecimento muscular e a diminuição dos sintomas de estresse. É recomendado que a caminhada seja praticada regularmente para obter resultados mais satisfatórios e sua principal aliada é a alimentação, que é outro fator responsável por equilibrar a saúde e bem-estar do corpo. Conheça agora os 5 benefícios da caminhada para você se motivar e iniciar sua maratona.

Os 5 benefícios da caminhada para a sua saúde

Previne doenças

As caminhadas são capazes de ajudar na prevenção de doenças, como problemas cardiovasculares, hipertensão, obesidade e osteoporose. Por conta das movimentações dos músculos, se gasta muita energia, melhorando a capacidade cardiorrespiratória e promovendo a integridade das veias e artérias.

Memorização

A prática da caminhada de forma regular é ótima para deixar o corpo em dia ajudando a retardar o envelhecimento. Mas outro fator que essa atividade contribui é na memorização. Isso ocorre porque a circulação sanguínea no cérebro aumenta, produzindo catecolaminas durante o exercício.

Relaxamento

O relaxamento é devido à liberação de hormônios que despertam a sensação de bem-estar, como a serotonina e endorfina, que atuam diretamente nas células nervosas combatendo alterações psicológicas como o estresse.

Bem-estar

Fazer uma caminhada em lugares calmos fazem toda a diferença na saúde mental e corporal. Traz benefícios para o humor e melhora a autoestima. Além do corpo, a saúde mental também precisa ser cuidada e fazer boas caminhadas podem ajudar a evitar esses problemas.

Circulação

A caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação do sangue e a oxigenação do corpo, fazendo as veias e vasos capilares se dilatarem, transportando oxigênio com mais facilidade para o organismo.

Veja também:

Lua nova em Áries: Um grande e novo ciclo começa!

João Bidu

  • separator
  • 0
  • comentários

Fonte: Terra Saúde


Comente