O futebol em São Paulo teve seu retorno confirmado pelo governador do estado, João Doria. Em entrevista à rádio CBN na manhã desta sexta-feira, o governador afirmou que Ministério Público (MP-SP), Federação Paulista (FPF) e o centro de contigência da Covid-19 no estado chegaram a um acordo sobre a retomada dos jogos.
? Ontem, no início da noite, o Ministério Público, depois de várias reuniões com a Federação Paulista, e com a participação do coordenador do centro de contingência da Covid-19, tomou a decisão de liberar o Campeonato Paulista. Isso eu posso antecipar que será anunciado hoje na coletiva de imprensa ? explicou Doria.
Na quinta-feira, o procurador-geral de Justiça Mario Sarrubbo encaminhou ofício ao governador, informando sobre a manifestação do coordenador do Grupo Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 do MP-SP sobre o protocolo de retomada das atividades do Campeonato Paulista, apresentado pela Federação Paulista de Futebol.
MAIS:Flamengo quer aderir a movimento de compra de vacinas particulares contra Covid-19
Segundo nota do MP, Sarrubbo apontou “um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do decreto de 11 de março”, que estabeleceu a fase emergencial em todo o estado. Um dos itens discutidos no protocolo da Federação Paulista envolve um cerco mais apertado a jogadores que descumprirem as regras sanitárias, com a possibilidade de punições na Justiça Desportiva.
O futebol no estado foi suspenso no dia 15 de março, em meio a restrições mais duras no combate à pandemia do novo coronavírus. O Campeonato Paulista havia completado quatro rodadas antes da paralisação. Corinthians e Palmeiras chegaram a fazer jogos da Copa do Brasil e do estadual em Volta Redonda (RJ) em meio às restrições no estado.
A expectativa é que o governador anuncie, na entrevista coletiva mencionada, marcada pra 12h45, a data de retorno das partidas, junto a outras medidas no plano estadual de combate à pandemia.
Fonte: O Globo