Já aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e à espera de sanção do governador Cláudio Castos, o projeto de lei que promovia a mudança do Maracanã de Estádio Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé será vetado pela própria Alerj, que desistiu da emenda. 

Nada explica:Argumentos de deputados para trocar nome do Maracanã não fazem sentido, dizem especialistas

O autor do projeto, o deputado André Ceciliano (PT), que também é presidente da Casa, anunciou que enviará o pedido de desistência ao governador, que já considerava vetar a o projeto.

Gaveta: Governador do Rio deve vetar projeto que visa a alterar nome do Maracanã

? Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante ? declarou o deputado, citando o cantor e compositor Raul Seixas.  

No argumento original, ele dizia que a alteração atendia a um apelo cultural ao homenagear Pelé ainda em vida, e que a mudança seria uma forma de  injetar capital na cidade e, consequentemente, no estado.

Gustavo Poli:O Maracanã nunca vai mudar de nome

? Pelé fez história no Maracanã. Dos sete títulos ganhos pelo Santos, seis foram no Maracanã, sendo dois Mundiais. Foi no Maracanã que o Pelé fez o gol mil. E também no Maracanã que ele vestiu o Manto Sagrado, o Manto Rubro-Negro. Vai ser muito bom para a cidade e para o Estado do Rio de Janeiro. Vamos ter um estádio com o nome do Rei Pelé para atrair turistas ao Rio de Janeiro ? disse Ceciliano na época.