esporte »

Goleada do Flamengo dá pistas a Abel sobre o melhor jeito de usar Arrascaeta e Gabigol



Foi animador ver o 4 a 1 no placar na tarde deste domingo, contra um Americano quase sempre frágil. Mas o Flamengo teve elementos ainda mais animadores para observar no Maracanã. Vitinho, que abriu o placar no primeiro minuto, é um caso nítido de confiança reconstruída e, por consequência, desempenho maximizado em campo. Arrascaeta e Gabigol, os reforços mais badalados do ano, deram mais um passo na construção deste segundo estágio.

Abel Braga prometeu ? e cumpriu ? uma chance para Arrascaeta no time titular. Agora, tenta encontrar o melhor encaixe para o uruguaio em harmonia com as outras peças. Pela direita, como atuou no primeiro tempo contra o Americano, Arrascaeta teve atuação tímida. Por ser destro, não carregava a bola em diagonal, da ponta para o meio, com a mesma desenvoltura que mostrava no Cruzeiro, onde atuava pelo lado esquerdo. Tampouco conseguia explorar as costas do lateral. Vitinho, no extremo oposto do campo, é mais talhado para jogadas em velocidade. E o Flamengo passou a jogar por ali.

Foi pela esquerda que nasceram as duas chances mais perigosas do rubro-negro, aos 18 e aos 22 minutos de jogo. Na primeira, Renê cruzou e Arão cabeceou no travessão. Na segunda, Vitinho acionou Diego, que obrigou Luis Henrique a defender com o pé.

O mesmo dito em relação a Arrascaeta se aplica a Gabigol. Abel prefere usar o atacante ex-Santos pelos lados do campo e usar um centroavante clássico, seja Uribe ou Henrique Dourado. Só que a concorrência pesada nas pontas ? e a preferência da torcida, que não pode ser ignorada ? tende a empurrar Gabigol para o comando do ataque. Resta saber se o time acompanhará a mudança de perfil que isto provoca.

Contra adversários fechados, como foi o Americano neste domingo, o Flamengo costuma insistir em cruzamentos e passes aéreos. Em dado momento, Gabigol reclamou com Vitinho porque queria um passe pelo chão, em vez de alçado na área. No lance do primeiro gol, quando era o destino óbvio do cruzamento de Pará, Gabigol não alcançou de cabeça. Por sorte, Vitinho acompanhava o lance.

Inversão e três gols

Na volta do intervalo, Abel inverteu Arrascaeta para o lado esquerdo e os gols saíram até com mais facilidade do que no primeiro tempo. Vitinho, mesmo pela direita, seguiu com faro de gol: aos três minutos, ampliou a vantagem aproveitando um rebote caprichoso da trave, após um toque de Gabigol com o calcanhar.

Já o uruguaio, aos seis minutos, confundiu a marcação ao armar um chute e, em vez disso, serviu Gabigol dentro da área. O camisa 9, enfim, marcou seu primeiro gol pelo Flamengo, o terceiro da partida. E poderia também ter feito o quarto, aos 10 minutos, após receber uma escorada de Willian Arão ? em jogada nascida, mais uma vez, de um passe de Arrascaeta. Mas Gabigol chutou fraco e o goleiro salvou. O atacante teve mais liberdade para sair da área depois que Henrique Dourado substituiu Arão. Àquela altura, porém, o Flamengo já havia diminuído o ritmo e não criava chances com o mesmo ímpeto.

Mesmo com domínio quase absoluto, o Flamengo levou alguns sustos. Flamel, por exemplo, exigiu duas boas defesas de Diego Alves. É o jogo aéreo, no entanto, que deve preocupar Abel. A exemplo da estreia, contra o Bangu, seu time sofreu ontem um gol simplório pelo alto, graças a uma falta de atenção individual. Desta vez foi Rodinei que marcou mal, e Espinho aproveitou para diminuir aos 37. Logo depois, Diego, o melhor em campo, fez um merecido quarto gol.

Ficha do jogo:

Flamengo: Diego Alves, Pará (Rodinei), Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão (Henrique Dourado), Diego, Arrascaeta e Vitinho (Berrío); Gabigol.

Americano: Luis Henrique, Léo Rosa (Sanderson), Espinho, Júnior Santos e Vandinho; Abuda, Marquinhos, Leozinho (Tonoli) e Flamel; Rafinha e Romário (Matheus Gama).

Gols: 1T: Vitinho, a 1 minuto; 2T: Vitinho, aos 3 minutos, Gabigol, aos 6 minutos, Espinho, aos 37 minutos, e Diego, aos 40 minutos.

Juiz: Marcelo de Lima Henrique.

Cartão amarelo: Marquinhos.

Público pagante: 24.854 pagantes.

Renda: R$ 578.979,00.

Local: Maracanã.

Fonte: O Globo


Comente