O conselho técnico da Série A aprovou nesta quarta-feira um limite de demissão dos técnicos durante o Brasileirão. O clube só poderá realizar uma demissão de treinador ao longo do torneio, que começa em 29 de maio. No mesmo conselho, os clubes aprovaram a adoção de uma central única do VAR.

Mas a decisão dos clubes diante da proposta da CBF tem uma “pegadinha”. Se o técnico for o autor do pedido de demissão, a troca não será contabilizada para fins do novo dispositivo do regulamento. Entre os clubes, há consciência de que a nova norma pode ser driblada.

Há também uma restrição para o próprio treinador. Ele só pode pedir demissão uma vez. Se pedir a segunda, fica impedido de trabalhar na competição.

Martín Fernandez: O futebol brasileiro é mais estranho que a ficção

Além disso, caso o clube queira fazer uma segunda demissão de treinador, superando o limite estipulado no conselho técnico, necessariamente precisará recorrer a um profissional que já está empregado no clube. Um técnico da base, por exemplo.

Lista:dez jogadores das eliminatórias europeias para se observar de perto

Estipular um limite de troca de técnicos na Série A era uma pauta antiga da CBF, que já tinha sido rechaçada em conselhos técnicos anteriores. A votação foi apertada: 11 a 9.

Primeira rodada

A CBF também divulgou nesta quarta-feira os confrontos do Brasileirão. A grande atração da primeira rodada é o duelo entre o atual bicampeão Flamengo contra o Palmeiras, vencedor da última Copa do Brasil e da Libertadores. O Fluminense estreia fora de casa diante do São Paulo. Confira os jogos:

Flamengo x Palmeiras

São Paulo x Fluminense

Internacional x Sport

Bahia x Santos

Chapecoense x Red Bull Bragantino

Corinthians x Atlético-GO

Atlético-MG x Fortaleza

Ceará x Grêmio

Athletico x América-MG

Cuiabá x Juventude