A prefeitura de Volta Redonda confirmou oficialmente o cancelamento de todos os jogos de clubes de fora do Rio, com exceção dos jogos do Campeonato Paulista:  Corinthians x Mirassol, marcado para esta terça-feira; e São Bento x Palmeiras, na quarta-feira, ambos no Raulino de Oliveira.  Na noite de segunda-feira, a prefeitura da cidade do Sul Fluminense já havia informado, em nota ao GLOBO, que não realizaria os jogos da Copa do Brasil. A CBF aguardava uma posição oficial do município para se pronunciar em relação às partidas da Copa do Brasil.

Sem jogos:Rio e Niterói proíbem jogos de futebol a partir de sexta-feira

Na tarde de segunda-feira, o município havia confirmado a realização de dois jogos do Campeonato Paulista: além do Corinthians, receberia São Bento x Palmeiras, na quarta-feira. Este último ainda não foi confirmado pela Federação Paulista de Futebol. Também estavam marcadas no site da CBF três partidas da Copa do Brasil nos próximos dias.

Na quinta-feira, jogariam Porto Velho-RO x Ferroviário-CE; na sexta-feira, Jaraguá-GO x Manaus-AM, e Corinthians x Retrô-PE, em rodada dupla.

Leia também:Consultor científico da CBF que ajudou a elaborar protocolo defende paralisação por ‘colapso nacional’

Em nota, a prefeitura disse que “o motivo do cancelamento das partidas é a necessidade de reduzir a circulação de pessoas na cidade de Volta Redonda durante o período de pandemia”. Também afirmou que a FPF irá doar equipamentos para a montagem de dez leitos de UTI (dez respiradores e dez monitores) para tratamento de pacientes com a Covid-19, como contrapartida à realização dos jogos.

Na noite de segunda-feira, uma das justificativas dadas pela prefeitura em nota ao GLOBO tinha sido o veto do governo estadual, que não permite que os municípios do estados recebam jogos de times de fora do Rio. Porém, como já havia acertado todos os trâmites com o Corinthians e Palmeiras, estas partidas seriam realizadas.

Mesquita aguarda decisão do governo do estado

Há ainda outros dois jogos da Copa do Brasil marcados para o Estádio Giullite Coutinho, em Edson Passos. Porém, a prefeitura de Mesquita ainda aguarda decisão do governador interino do Rio, Cláudio Castro. As partidas em questão são: Ipyranga-AM x Santa Cruz, na sexta-feira; e Goianésia-GO x CRB-AL, no sábado.

Futebol feminino:Entenda o sucesso da Ferroviária na Libertadores

Em nota, a prefeitura de Mesquita diz que “aguardará o resultado da votação do decreto do Governo do Estado na Alerj, para se posicionar. O decreto, que deve ser analisado hoje (terça-feira) pelos deputados estaduais, versa sobre o superferiado, que, se aprovado, começaria na próxima sexta-feira, se estendendo até o dia 4 de abril”.
 

Confira a nota oficial na íntegra:

A prefeitura confirma a realização dos jogos entre Corinthians e Mirassol nesta terça-feira, dia 23, às 21h, no Estádio Municipal Raulino de Oliveira, e entre Palmeiras e São Bento, nesta quarta-feira, no mesmo local, em partidas válidas pelo Campeonato Paulista de Futebol.

Em contrapartida por receber esses dois jogos, a Federação Paulista de Futebol vai doar equipamentos necessários para montagem de dez leitos de UTI (dez respiradores e dez monitores) para tratamento de pacientes com a Covid-19. A realização dos dois jogos seguirá todos os protocolos já adotados para as partidas do campeonato Carioca.

A Prefeitura de Volta Redonda informa ainda que estão canceladas todas as partidas da Copa do Brasil previamente marcadas para a cidade, com exceção dos jogos do Volta Redonda Futebol Clube, o Voltaço.

O motivo do cancelamento das partidas é a necessidade de reduzir a circulação de pessoas na cidade de Volta Redonda durante o período de pandemia.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a federação paulista de futebol já foram comunicadas da decisão da prefeitura.