SÃO PAULO – O governo de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira a suspensão do Campeonato Paulista em meio ao recrudescimento da pandemia de coronavírus no estado.

O tema está sendo debatido pelo Centro de Contingência do Coronavírus, e a decisão será anunciada pelo governador João Doria (PSDB) na quarta, mas a tendência consolidada é de paralisação do torneio, disseram pessoas familiarizadas com o tema ao GLOBO. A informação foi adiantada pela rádio CBN.

A decisão ocorre após manifestação do procurador-geral do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Mario Sarrubbo, que recomendou publicamente a Doria a suspensão de jogos de futebol e de atividades religiosas coletivas.

“À luz dos princípios da prevenção e precaução em matéria de saúde pública, (recomenda que Doria) tome as devidas providências para suspensão da realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo e de eventos esportivos de qualquer espécie, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo”, afirmou Sarrubbo em nota.

A íntegra do documento escrito pelo procurador-geral será publicada no Diário Oficial nesta quarta, segundo a nota emitida pelo Ministério Público de São Paulo

Na recomendação, Sarrubbo lembrou que o aumento de internações e mortes causadas pela Covid-19 levou o governo a incluir todas as regiões do Estado na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. Para ele, nesse cenário seria “imprescindível” a suspensão das atividades religiosas coletivas e de eventos esportivos.

“Na segunda-feira, os médicos que integram o gabinete de crise instituído pela PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) para orientar os promotores e procuradores de Justiça no enfrentamento à pandemia apontaram a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o maior índice de transmissibilidade das novas cepas do coronavírus como fatores críticos neste momento da crise sanitária”, diz o documento emitido pelo MP-SP.

A Federação Paulista de Futebol (FPF), que organiza o campeonato, manifestou-se contra o texto de Sarrubbo.

“A recomendação vai na contramão do combate à Covid-19 no mundo, como em países que realizaram rigorosos lockdowns em meio à segunda onda e mantiveram o futebol profissional em atividade. Nações como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, mesmo com medidas extremamente restritivas à população, seguiram com suas ligas em atividade”, disse em nota.

A FPF diz, ainda, que a retomada do futebol seguiu protocolos elaborados por médicos de todos os clubes em conjunto com um comitê médico da Federação e aprovado pelo Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, pelo Ministério Público e pelo Ministério Público do Trabalho em junho do ano passado.

Segundo a entidade, não existem argumentos científicos que sustentem a tese de que o futebol profissional gere aumento no número de casos de coronavírus. “Pelo contrário, o futebol possui um protocolo extremamente rigoroso, com acompanhamento médico diário e testagem em massa de seus profissionais. Uma eventual paralisação seria ainda mais prejudicial ao combate à Covid-19, pois deixaria expostos milhares de atletas, que não mais passariam a ter o controle médico diário”, diz o documento.