O governo japonês decidiu excluir espectadores estrangeiros das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio como parte dos esforços para prevenir a disseminação do novo coronavírus, segundo autoridades com conhecimento do assunto. A informação é da Kyodo News, divulgada nesta terça-feira.

O governo e o comitê organizador dos Jogos devem realizar uma reunião remota com o Comitê Olímpico Internacional e duas outras entidades no final deste mês para tomar uma decisão formal sobre a questão dos visitantes estrangeiros.

Dúvida:Atletas se dividem sobre Tóquio-2020 de portões fechados: ‘No cenário atual, o público se torna risco extra’

O anúncio pode ser feito antes do dia 25, data do início do revezamento da tocha.

Em abril serão divulgadas informações sobre a quantidade de pessoas, residentes no Japão, que será permitida nas arenas olímpicas.

Regras: Atletas não poderão sair da “bolha” para fazer turismo durante toda a estada para os Jogos de Tóquio

O governo concluiu que receber torcedores do exterior não será possível devido às preocupações com as variantes do novo coronavírus, detectadas em muitos países, de acordo com as autoridades, que falaram sob condição de anonimato.

Segundo pesquisa do jornal local “Yomiuri?, a maioria dos japoneses, 77%, não quer que o país abra a porta para torcedores estrangeiros na Olimpíada. Apenas 18% é a favor.

Baixas no revezamento da tocha

A cerimônia de início do revezamento da tocha será realizada sem espectadores, também para evitar a propagação do vírus.

Opinião:Atletas comentam a queda do presidente dos Jogos de Tóquio

A comissão organizadora decidiu que é essencial realizar esta cerimônia na prefeitura de Fukushima, a portas fechadas, permitindo apenas a presença de alguns participantes e convidados.

Nas últimas semanas, várias celebridades que seriam portadoras da tocha optaram por não participar do evento.

Jogos Paralímpicos: Atletas têm prioridade, mas não sabem se serão vacinados contra Covid-19

No mês passado, o comitê organizador divulgou um conjunto de regras e recomendações para o revezamento de 121 dias e solicitou aos que desejassem assistir ao evento que se abstivessem de viajar para outras cidades e mantivessem o distanciamento social. Não devem torcer e vibrar, apenas bater palmas.

Testagem

Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, disse nesta terça-feira que as diretrizes sobre testagem dos atletas, divulgadas inicialmente, devem mudar. Assim como a infecção potencial entre os atletas precisará ser tratada com mais flexibilidade.

Vacina: Com COB de olho em clínicas particulares, atletas querem vacina até Tóquio, mas sem ‘furar fila’

Segundo ela, os atletas que seriam testados a cada quatro dias, farão mais exames, em intervalos mais curtos. Segundo as regras divulgadas inicialmente, um atleta com teste positivo estaria fora da competição.

Hashimoto explicou que o presidente do COI, Thomas Bach, exigiu protocolos de teste mais rigorosos. Ela, no entanto, não informou qual será a periodicidade.

A Olimpíada acontecerá entre 23 de julho e 8 de agosto. E a Paralimpíadas, entre 24 de agosto a 5 de setembro.