Com a experiência de um time acostumado a decisões, como dissera o técnico Abel Ferreira na véspera, o Palmeiras soube jogar com o regulamento para controlar o jogo e conquistar a Tríplice Coroa do futebol brasileiro ao bater o Grêmio por 2 a 0, neste domingo, no Allianz Parque. À Libertadores e ao Paulistão, se soma agora o quarto título da Copa do Brasil, última competição da temporada 2020. Os paulistas já haviam vencido em 1998, 2012 e 2015.

Boa notícia: Título do Palmeiras confere vaga direta na fase de grupos da Libertadores ao Fluminense

Uma das qualidades do time do técnico português, que, em poucos meses, já tem no currículo dois troféus de peso, é saber mesclar experiência e juventude. Os gols do título, por exemplo, vieram dos pés da garotada.

? Um monte de moleques da base e estamos fazendo história no Palmeiras ? disse Gabriel Menino, autor do segundo gol do jogo.

Com a derrota, o Grêmio entrará na segunda fase da Libertadores. O primeira desafio será na próxima quarta-feira contra o time peruano Ayacucho, em Porto Alegre.

Campeões dos pobres:os times suburbanos que tiveram o ‘título carioca’ esquecido pelo tempo

Em campo, faltou a emoção de uma partida final. Os primeiros minutos até deram a impressão de que o Grêmio iria morder o Palmeiras para tirar a vantagem do empate dos paulistas ? a equipe de Abel Ferreira havia vencido por 1 a 0 em Porto Alegre, no primeiro jogo.

A bola gremista que cruzou a área logo no início, no entanto, não se repetiu ao longo do primeiro tempo. As mudanças na escalação feitas pelo técnico Renato Gaúcho foram ineficazes para tornar o time mais agressivo. O jogo dos gaúchos arrefeceu ao passo que o Palmeiras achava brechas na defesa adversária ou se aproveitava do excesso de passes errados para avançar com velocidade pelas laterais.

A partida foi se concentrando no meio-campo com poucas chances claras de gol. O fato de os goleiros praticamente não terem sido exigidos era uma boa ilustração do jogo. Paulo Vitor até viu uma bola dentro do gol, mas o impedimento de Rony foi corretamente marcado.

Análise:Reforços do Botafogo dão consistência ao time na primeira vitória no Carioca

O desenrolar do jogo era totalmente favorável aos donos da casa. Com um tempo passado, só restavam mais 45 minutos para garantir o terceiro título da temporada. O time de Abel Ferreira sabia que não precisava correr riscos. Isso cabia ao Grêmio, que rondou a área palmeirense insistentemente nos primeiros minutos da etapa final.

Pacientemente, o Palmeiras se defendeu e esperou mais um erro do Grêmio. Desceu em velocidade com Raphael Veiga, que lançou Wesley. O jovem chutou cruzado sem chances para o goleiro aos sete minutos. O 1 a 0 no placar deu a tranquilidade necessária para controlar a partida. Ainda podia levar um gol que o título continuaria nas suas mãos.

O Palmeiras, no entanto, não quis correr riscos. Enquanto o Grêmio precisava se expôr, os paulistas apostaram na velocidade para definir o jogo. Em apenas três passes longos, a equipe deixou Gabriel Menino na cara do gol para rolar a bola entre as pernas de Paulo Vitor. Foi só esperar o apito final para fazer a festa.