Em uma reviravolta um tanto irônica, a CD Projekt Red, produtora de Cyberpunk 2077, revelou na madrugada desta terça (9) que foi vítima de um ciberataque, comprometendo diversos dados relacionados a seus jogos e documentos legais da companhia.
“Um indivíduo não-identificado ganhou acesso não-autorizado a nossa rede interna, coletou certos dados relacionados ao grupo capital CD Projekt, e deixou um bilhete de resgate que divulgamos para o público”, diz a mensagem. “Embora alguns dispositivos de nossa rede tenham sido encriptados, nossos backups se mantêm intactos. Já recuperamos nossa infraestrutura de TI e começamos a recuperar os dados.”
A mensagem do hacker diz ter cópias completas do código-fonte de seus jogos recentes, incluindo Cyberpunk 2077, Gwent, e The Witcher 3 – incluindo versões do game de 2015 que nunca foram lançadas.
Mais do que isso, o ataque também comprometeu documentos do setor financeiro, administrativo, legal, RH e relações com investidores.
“Se não chegarmos a um acordo, seu código-fonte será vendido ou vazado online, e seus documentos serão enviados para nossos contatos no jornalismo de games. Sua imagem pública vai ficar ainda mais no buraco e as pessoas verão o quão merda é o funcionamento da sua companhia”, diz o bilhete. “Investidores perderão a confiança na sua companhia e as ações vão cair ainda mais!”
A empresa diz que não pretende negociar com o responsável pelo ataque, mesmo sob o risco da divulgação destes itens.
“Estamos tomando os passos necessários para mitigar as consequências de uma divulgação do tipo, em particular ao entrar em contato com qualquer parte que possa ser afetada por um vazamento do tipo.”
A CD Projekt reforça que, até onde se sabe, nenhum dos dados roubados inclui informações privadas de usuários ou jogadores de seus jogos ou serviços.
A companhia já entrou em contato com autoridades e especialistas forense em TI para investigar a invasão.
A CD Projekt Red não é a única companhia a sofrer com ciberataques nos últimos meses, com a Capcom sofrendo uma invasão semelhante, comprometendo informações relacionadas a seus jogos e dados de potencialmente centenas de milhares de pessoas, incluindo parceiros e diversos funcionários – e possivelmente jogadores.
- Lançamento
10.12.2020
- Publicadora
CD Projekt
- Desenvolvedora
CD Projekt RED
- Censura
18 anos
- Gênero
RPG
- Plataformas
PlayStation 4 Xbox One Xbox Series X PC PlayStation 5 Xbox Series S
Fonte: The Enemy