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Google Stadia fecha estúdios internos e passará por reestruturação



Decepção, mas não surpresa.

O site Kotaku reporta que o Google Stadia fechou seus estúdios internos de desenvolvimento de jogos, e passará por uma reestruturação de negócios focando em parcerias com publishers para o serviço de streaming de jogos.

O Google confirmou a informação em seu blog pouco após a publicação do texto.

“Em 2021, vamos expandir nossos esforços para ajudar desenvolvedores e publishers a tomar vantagem da tecnologia de nossa plataforma e trazer games diretamente a seus jogadores”, diz o texto do executivo Phil Harrison. “Acreditamos que este é o melhor caminho para transformar Stadia em um negócio sustentável e de longo prazo que ajude a crescer a indústria.”

De acordo com a reportagem de Stephen Totilo, rumores de uma mudança já pairavam desde pelo menos a semana passada.

A empresa também confirma que fechará os dois estúdios da divisão Stadia Games & Entertainment, localizados em Los Angeles e Montreal, o que de acordo com o Kotaku deve afetar 150 desenvolvedores.

“Durante os próximos meses, a maioria da equipe da SG&E seguirá para outros papéis”, diz o blog. “Temos o compromisso de trabalhar com esta equipe talentosa para encontrar novos cargos e dar apoio a eles.”

Jade Raymond, responsável pelo setor criativo do Google Stadia e veterana da Electronic Arts e Ubisoft (onde ajudou na criação de Assassin’s Creed), deixou a companhia.

Anunciado em março de 2019 e lançado em novembro do mesmo ano, o Google Stadia nunca conseguiu encontrar um público cativo, mesmo com elogios e a qualidade técnica da tecnologia de streaming de games em si.

Apesar de ter alguns parceiros de peso, como a Ubisoft, o serviço nunca conseguiu se destacar em relação a seus competidores no mercado de consoles e até no PC, e nenhum game desenvolvido pelos estúdios do Stadia viu a luz do dia.

Uma fonte da matéria do Kotaku comparou a situação com as reportagens sobre a disfunção do Amazon Games Studios. E a comparação foi negativa.

“Google era um lugar terrível para fazer jogos. Pense na Amazon, mas sem recursos.”

Fonte: The Enemy


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