estilo de vida »

Usar de máscara não tem prejuízo na prática de exercícios



Uso de máscara não tem impacto negativo na prática de exercícios
Uso de máscara não tem impacto negativo na prática de exercícios

Foto: Shutterstock / Sport Life

Três estudos realizados recentemente mostraram que a utilização de máscaras durante a atividade física não gera nenhum prejuízo aos praticantes.

É claro que alguns praticantes podem relatar um certo desconforto, mas é preciso ter em mente que a máscara te ajuda na proteção da Covid-19 e isso é muito mais importante. Também vale ressaltar que é preciso buscar uma máscara que te proporcione mais conforto. Em março, as opções no mercado eram poucas, no entanto, atualmente já há uma grande oferta. Além disso, é uma adaptação que seu corpo precisará fazer na técnica da respiração. Por exemplo, respirando mais devagar, o conforto será maior.

Um dos estudos é dos Estados Unidos. Nele, os pesquisadores analisaram o impacto de diferentes tipos de máscaras: desde as de pano até as cirúrgicas. A sensação de falta de ar pode aumentar com o uso delas, no entanto não há alteração nas medidas fisiológicas. Além disso, os efeitos nos gases sanguíneos são insignificantes, até mesmo quando a atividade é muito intensa ou prolongada.

Ainda na América do Norte, um estudo do Canadá mostrou que a saturação arterial de oxigênio. o índice de oxigenação dos tecidos, a avaliação do esforço percebido e até mesmo a frequência cardíaca não tiveram grandes alterações com o uso da máscara facial. E também não afetou o rendimento esportivo.

Por fim, um estudo de Israel estudou somente o efeito de máscaras cirúrgicas e respiradores N95 durante exercícios esgotantes de curta duração. Os voluntários foram até o esforço máximo sem utilizar o acessório e, posteriormente, com a utilização dele. Assim como anteriormente, não houve mudanças que chamassem a atenção na frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial, saturação de oxigênio. além disso, o tempo até a exaustão foi bem similar.

Por outro lado, o dióxido de carbono expirado teve um aumento significativo em quem estava utilizando máscara. Elas ainda aumentam de acordo com a carga. Então, pessoas que possuem doenças pulmonares precisam estar atentas e passar por um médico antes de praticar os exercícios.

Veja também:

Influencers falam sobre doenças crônicas nas redes

Sport Life

  • separator
  • 0
  • comentários

Fonte: Terra Saúde


Comente