O verão, marcado por altas temperaturas e sol intenso, é uma estação que exige cuidados adicionais com a pele. Para proteger a cútis dos danos causados pelos raios solares, o protetor e hidratantes são aliados indispensáveis – mas não os únicos recursos.
Além dos cosméticos, uma alimentação balanceada proporciona uma pele mais bonita e saudável. Pensando nisso, a nutricionista Mônica Symphoroso, que atende pelo aplicativo GetNinjas, listou os melhores alimentos que ajudam a cuidar da pele no verão. Saiba mais!
Alimentos para cuidar da saúde da pele no verão
Cenoura
Para quem não abre mão de uma pele bronzeada no verão, é recomendado o consumo de cenoura. O motivo é a concentração de betacaroteno presente no alimento. Essa substância contribui para a produção de melanina e atua como refletor de raios UVA e UVB, ajudando a proteger a pele em conjunto com o protetor solar.
Aveia e água
Ter a saúde intestinal em dia é muito importante. Caso contrário, o corpo todo é impactado, inclusive a cútis. “Se a pessoa não tiver um intestino que funcione bem diariamente, há uma absorção de toxinas que influenciam a pele e a saúde como um todo”, explica Mônica.
Além disso, a especialista ressalta que o bom funcionamento desse órgão promove uma melhor absorção de nutrientes que, consequentemente, farão bem à pele no verão. A solução é sempre se lembrar de ingerir fibras no dia a dia, presentes em alimentos como aveia e frutas, além de beber mais água.
Espinafre
Conhecido pela alta concentração de ferro, o espinafre também é rico em antioxidantes e vitaminas. Em caso de acne, a vitamina A presente nesse vegetal diminui a produção de sebo facial, resultando na redução das inflamações.
Por conta da vitamina K e do folato, o alimento também melhora o aspecto da pele e minimiza manchas, como contusões e olheiras. Segundo a profissional, o ideal para cuidar da pele no verão, entre outros benefícios, é que o espinafre seja consumido cru para que os nutrientes não se percam no cozimento.
Tomate
De acordo com Mônica, o tomate é um verdadeiro “protetor contra os radicais livres”. Isso acontece porque o fruto conta com licopeno em sua composição, substância responsável pela coloração avermelhada e que retarda o aparecimento de rugas e manchas na pele, além de complementar a ação do filtro solar.
Gelatina incolor
Além de ajudar a matar a vontade de comer doces, a gelatina incolor é rica em colágeno, substância que ajuda a manter a pele firme, principalmente no verão. Para completar, o consumo desse alimento, somado a uma alimentação saudável, diminui os efeitos negativos dos raios solares e previne o aparecimento de rugas precoces. Aproveite!
Colaboração: Mônica Symphoroso, nutricionista no GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha
Veja também:
Fonte: Terra Saúde