O sedentarismo é um dos grandes males da vida moderna. Com o avanço da tecnologia, tudo está mais fácil. Porém, o preço que pagamos por essa comodidade é o aumento das taxas de uma série de doenças. Os índices de sobrepeso e obesidade têm aumentado em nível global e, com eles, o das doenças direta ou indiretamente relacionadas à falta de movimento.
Como a atividade física pode se tornar um hábito na sua vida
O primeiro passo de quem deseja mudar seu estilo de vida costuma ser a matrícula na academia (ou aquela dieta que começará em uma segunda-feira que nunca chega ou não resiste até o fim da semana).
Mas sabemos qual é o resultado na maioria das vezes, não é? Após um começo mais ou menos empolgado, as visitas ao local vão se tornando cada vez mais raras…
“Quando analisamos o número das pessoas que se matriculam nas academias, vemos que após três meses, 60% delas não vão mais. Além disso, a média de frequência da academia é de apenas 5 vezes por mês”, diz Atalla.
Outra possibilidade é adquirir um equipamento de ginástica, que ao longo do tempo irá se tornar um cabide muito caro.
Saiba que não importa se o dinheiro ou o tempo estão curtos, é possível adotar a atividade física com o que você tem à mão e sem precisar ficar horas por dia malhando. Basta um pouco de disposição para criar o hábito!
Repetir é importante
Ao iniciar uma atividade física, esqueça quantas calorias são gastas e desvie o foco da intensidade e da duração.
Em vez disso, escolha algo simples e que possa ser feito por, pelo menos, 65 dias no espaço de três meses ou cinco vezes na semana. Pode ser a academia ou qualquer outra coisa, como andar, subir escadas, fazer agachamentos, dançar… você escolhe.
O importante é tornar a atividade regular!
Cole o movimento a uma tarefa diária
Escolha algo que você faça diariamente, almoçar, tomar banho, escovar os dentes etc., e adicione uma dose de exercício à essa tarefa.
Por exemplo, faça alguns agachamentos antes de entrar no chuveiro.
Premie-se
Estabeleça uma meta e ao realizá-la, premie-se.
Essa recompensa não precisa necessariamente ser algo de comer, pode ser maratonar uma série, por exemplo.
Entenda sua motivação
Pode ser caber em um roupa, baixar o colesterol, correr uma maratona. As motivações não só variam de pessoa para pessoa como também ao longo da vida. Em um momento pode ser estética, no outro, saúde e assim por diante.
Se você souber a razão de estar fazendo atividade física, certamente, ficará mais motivado.
Encontre prazer no exercício
Existem muitas opções para você fazer algo do qual não gosta.
Envolva outra pessoa no seu projeto
Competição ou cooperação podem te dar aquele empurrãozinho nos dias que você está mais desanimado.
Fonte: Terra Saúde