estilo de vida »

Alimentação nos dias quentes: o que deve ou não fazer parte do cardápio



Alimentação nos dias quentes: o que deve ou não fazer parte do cardápio
Alimentação nos dias quentes: o que deve ou não fazer parte do cardápio

Foto: Shutterstock / Alto Astral

Apesar de o verão ainda não ter chegado oficialmente, os termômetros já estão nas alturas em grande parte do Brasil. O que muita gente não sabe é que, nessa época, os alimentos podem ajudar muito a lidar com o calor excessivo. A nutricionista Juliana Vieira explica que é preciso reforçar os cuidados com a alimentação nos dias quentes, optando por um cardápio mais leve e balanceado.

“A temperatura corporal eleva e nosso nosso organismo pede alimentos e ingredientes saudáveis. Também devemos dar preferência a modos de preparo mais ‘magrinhos’. Na hora de montar os pratos, ao invés de frituras, opte por grelhados”, diz. Confira agora quais são as melhores escolhas para garantir o seu bem-estar durante a estação!

Principais cuidados com a alimentação no calor

Foto: Shutterstock / Alto Astral

Alimentos para incluir no cardápio

A profissional afirma que frutas, verduras, legumes e cereais podem e devem fazer parte da alimentação nos dias quentes. Segundo Juliana, os alimentos bem-vindos nessa época são: melancia, água de coco, tomate, salada de folhas, frutos do mar, peixes, carnes magras, sorvetes e picolés de fruta.

“Esses alimentos auxiliam na hidratação corporal e reposição de sais minerais que foram eliminados com o suor. Além disso, é fundamental consumir muita água para manter a hidratação”, ressalta.

Alimentos para evitar

“Em dias de calor, ingerir alimentos com alta densidade energética costuma reduzir a disposição e gerar maior cansaço, além de não repor adequadamente a quantidade de líquidos e sais minerais perdidos diariamente”, pontua a nutricionista. Pensado nisso, procure passar longe de feijão, feijoada, maionese, frituras, sorvetes e picolés cremosos.

Aliados do bronzeado

Se quiser ficar bronzeada, o consumo de alimentos ricos em betacaroteno ajuda a manter o bronze por mais tempo. Os alimentos que devem fazer parte da alimentação nos dias quentes de quem tem esse objetivo são: cenoura, mamão, abóbora, beterraba, acerola e folhas verde-escuras, como rúcula, couve, espinafre, agrião e brócolis.

Vale lembrar que, mesmo para alcançar as desejadas “marquinhas de biquíni” no verão, o uso do protetor solar é indispensável no cuidado com a saúde da pele e combate às rugas.

Dica extra: perda de peso no verão

Você sabia que o clima quente do verão facilita o emagrecimento? “As altas temperaturas favorecem a perda de líquidos por meio do suor e, com isso, comemos menos. É também um período em que não sentimos tanta fome, já que não precisamos de energia extra para nos mantermos aquecidas”, finaliza a especialista.

Colaboração: Juliana Vieira, nutricionista | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

Veja também:

Alto Astral

  • separator
  • 0
  • comentários

Fonte: Terra Saúde


Comente