Saúde » saúde

A Violência Doméstica pode estar relacionada com maus-tratos aos animais domésticos e o médico veterinário tem papel fundamental para quebrar esse ciclo.



Você já ouviu falar em Teoria do Elo ou Teoria do Link?

A Violência Doméstica pode estar relacionada com maus-tratos aos animais domésticos e o médico veterinário tem papel fundamental para quebrar esse ciclo.

Esse é o cenário tratado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido pela ex-estagiária do CRMV-MS Marcela Vidal Campos Freire, cujo tema foi: “Teoria do elo: o médico veterinário como agente fundamental nos ciclos de violência e na promoção da saúde única”, para a banca examinadora da Universidade Católica Dom Bosco, na tarde desta terça-feira (08).

Segundo Marcela Freira, existe uma conexão entre a crueldade contra os animais de companhia e a violência interpessoal, conhecida também como “A teoria do Elo” ou “A teoria do link”. Vem se estudando muito nos últimos anos que o maus-tratos não vem aparecendo isolado e sim como um indicador de outros problemas no seio familiar. Contudo, o objetivo do trabalho foi relatar a importância do médico veterinário na identificação da ligação entre os maus-tratos aos animais e a violência interpessoal e na promoção da saúde, segurança dos animais e das pessoas.

Com o levantamento dos dados realizados junto ao Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande (CCZ) e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT) foi observado um resultado expressivo de indivíduos que tinham histórico de crueldade animal e ao mesmo tempo possuíam históricos de outros crimes, incluindo a crueldade animal como um comportamento de alerta. O que demonstra relevância do tema, realizando um diagnóstico, atendendo e responsabilizando os indivíduos envolvidos, diminuindo a reincidência, tomando medidas preventivas, protegendo os mais vulneráveis, prevenindo novos crimes e não perpetuarem o ciclo da violência.

Além da saúde e bem estar dos animais envolvidos, na qual os animais de companhia vem crescendo como parte da família. Assim despertando na sociedade o que são maus-tratos, o cuidado com os animais, como denunciar e ajudar em todo o ciclo. Ressaltando a importância de se aprofundar nesse tema, já que é de grande complexidade e pouco discutido no Brasil. A número de artigos publicados pelos médicos veterinários comparados aos outros, é limitado, ressaltando a falta de reconhecimento dos médicos veterinários. Assim as Universidades devem dar espaço a essa temática para seus alunos e até mesmo treinamento. O trabalho interdisciplinar é essencial para identificar as vítimas, diagnosticar os criminosos tomando medidas de proteção. Os dados obtidos foram suficientes para demonstrar que o médico veterinário tem papel fundamental com a Teoria do Elo, uma vez que esses profissionais são promotores de saúde e bem-estar humano, animal e ambiental dentro do contexto da saúde única.

“Esse é um tema de fundamental importância para saúde pública, ter profissionais capacitados para a quebra do ciclo de violência interpessoal e na redução dos maus-tratos animais é de grande valor para a sociedade. O tema ganhando espaço em MS, a população também está se conscientizando sobre as denúncias dos casos de maus-tratos contra animais e juntos promovemos a saúde pública”, avaliou a recém-formada.

 

Recentemente aqui em Campo Grande, foi divulgado pela imprensa o caso de um homem que espancou um gato até a morte. De acordo com o boletim de ocorrência o ex-marido chegou em casa bêbado e desferiu socos contra o gato de seu filho, que veio a óbito. Enquanto agredia o animal, alardeava que faria o mesmo com a ex-mulher e o filho.

Portanto, ao se defender os direitos dos animais e denunciar os maus tratos e punir os responsáveis podemos estar evitando uma futura violência doméstica contra qualquer membro da família. Faça a sua parte, denuncie!


Comente