Ao publicar a atualização do calendário do futebol brasileiro para 2021, a CBF aproveitou para divulgar o novo formato da Copa do Brasil. A mexida é efeito cascata da alteração que a Conmebol fez na Sul-Americana, que passa a ter fase de grupos e ocupar mais espaço na temporada.
Como ponto de partida, a Copa do Brasil ficará com uma fase a menos, mas o número total de participantes salta de 91 para 92.
MAIS:Conmebol diz quando será a final da Sul-Americana 2020
Um ponto relevante no cenário é que os clubes da Libertadores e os demais oriundos de torneios, como Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B, não entrarão mais nas oitavas de final. E, sim, na terceira fase.
As duas primeiras fases seguem com jogo único. A CBF reservou duas datas para cada uma delas (3/3 e 10/3, para a primeira, 17/3 e 7/4, para a segunda) com o intuito de desmembrar a tabela e espalhar os jogos.
A competição começa com 80 times, 40 jogam a segunda fase e os 20 restantes se juntam aos 12 oriundos de outros torneios.
SORTEIO:Libertadores terá Flamengo x Racing e Boca x Internacional
Contando que oito estarão na Libertadores e três serão campeões da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste, a CBF ainda precisa definir o critério para apontar esse 12º time. Essa lacuna será preenchida com a publicação do Regulamento Específico da Competição (REC).
Daí para a frente, o mata-mata prossegue, culminando com os dois jogos da final – ida e volta – dias 20 e 27 de outubro.
Há uma questão que não se resolveu no calendário 2021: o conflito entre torneios nacionais e datas Fifa.
Saiba:Maradona deve ter alta nesta quarta-feira: ‘Poderia ter lhe custado a vida’, diz advogado
O jogo de ida da terceira será impactado, pois ocorrerá na semama em que as seleções estarão treinando para rodada das Eliminatórias, em junho. Como a Copa América é em seguida, fatalmente os jogadores que estiverem com as respectivas seleções também perderão o jogo de volta da terceira fase.
O cenário é parecido com o que ocorrerá no jogo de volta das quartas de final. A depender da logística e do desgaste de jogadores, pode haver desfalque também na ida das semifinais, que será um dia após a segunda partida da data Fifa, em setembro.
E a CBF ainda marcou a Supercopa do Brasil para 11 de abril.
Fonte: O Globo