O cardápio da família Silva não tem mais refrigerantes e biscoitos. Pelo menos para Thiago, que, aos 36 anos, quer se manter ainda mais tempo jogando em alto nível. Com a meta de disputar a Copa do Mundo em 2022, o zagueiro do Chelsea tem na reeducação alimentar uma aliada para manter uma carreira longeva. Ele atualmente é o mais velho da seleção.
MAIS:Por que a CBF não paga aos clubes por jogadores convocados
O zagueiro sempre foi fã declarado de doces e mudou o estilo de vida há pouco mais de dois anos. Thiago Silva conta com o apoio do médico Douglas Tigre, endocrinologista e nutrólogo, que define a suplementação adotada pelo jogador quando ele está no clube. Luíza Lara é a nutricionista que passa a dieta.
? Tenho staff pessoal que me acompanha e conseguiu mudar minha rotina alimentar. Comia muita besteira pós-jogos e até mesmo antes. A gente no futebol de alto nível precisa se cuidar de todos os lados. Em determinado momento, me deu o estalo de que eu precisaria continuar rendendo. O que eu preciso fazer? Treinamentos, preparação, prevenção eu faço normalmente até hoje. O que eu não fazia era a parte alimentar ? explica o zagueiro, que será titular nos próximos jogos do Brasil pelas Eliminatórias, contra Venezuela e Uruguai.
MAIS:Como a seleção recebe e envia dados a clubes para vigiar a parte física dos jogadores
Quando está com a seleção, Thiago não se serve no buffet do chefe Jaime Maciel, na Granja Comary, sem antes dar uma conferida com a nutricionista. O jogador manda fotos ou vídeos em um grupo de WhatsApp e recebe de volta a indicação do que comer e em que quantidade. Sem sobremesas carregadas de açúcar, o momento em que há brechas para um docinho é o pós-jogo. Em doses baixas.
? Ele basicamente tirou, reduziu em 80%, 90%. Quando come, é em um horário que não faz diferença: depois do jogo, porque o corpo precisa de energia ? explica Douglas Tigre.
Cardápio se adapta ao jogo
A mudança de hábito envolve a família toda. Mulher do jogador, Belle Silva perdeu 30kg nos últimos anos ao também readequar a alimentação. Como princípio básico, a dieta de Thiago Silva tem foco no consumo de proteínas, um nível adequado de carboidratos e suplementação de vitaminas. O jogador ainda faz uma reposição de antioxidantes para evitar inflamações. O planejamento é muito pensado e considera até os adversários e nível de dificuldade das partidas.
? Quando joga na Champions, ele não come a mesma coisa de quando a partida é do campeonato nacional, contra um time que está para cair. A gente recebe a tabela dos jogos, define os principais e vai ajustando alimentação e suplementação de acordo com a rotina. É um trabalho minucioso ? diz o nutrólogo Douglas Tigre.
O esforço é para readequar o nível de gordura corporal do jogador e foi debatido inicialmente com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que trabalhava no PSG.
? A gente discutiu quanto ele tem que ter de percentual de gordura e massa muscular para alcançar a melhor performance. Nas férias, a gente controla também, para quando ele voltar não sentir tanto, justamente pela idade ? explica o nutrólogo.
Em relação à suplementação, Douglas faz o acompanhamento quando Thiago está no clube. Na seleção, há uma programação própria feita pela fisiologia. O uso de creatina, por exemplo, é recorrente.
Thiago Silva tem 91 partidas pela seleção brasileira e já esteve em três ciclos de Copa do Mundo: 2010, 2014 e 2018. A preocupação com a parte física fica ainda maior em um ano de calendário mais apertado por causa da pandemia.
? É diferente para todo mundo. Temos que nos reinventar a cada momento, perdas de jogadores por Covid ou lesão em função de muitos jogos. Não somos máquinas, né? Nesse momento, não só na Inglaterra, mas acredito que em todos os campeonatos, estão tendo muitos jogos a cada três dias. Por um estudo que teve recentemente, as lesões estão muito mais próximas de acontecer após o quarto ou quinto jogo seguido. Isso é preocupante para a gente ? admitiu ele, que usa o diálogo com os treinadores para avisar quando está mais desgastado.
Na seleção, Thiago será titular ao lado de Marquinhos. As opções são Felipe e Diego Carlos.
Fonte: O Globo