A CBF sorteou, nesta sexta-feira, os quatro confrontos das quartas de final da Copa do Brasil de 2020. O grande destaque fica por conta da “revanche” entre Flamengo e São Paulo, mas também terá Cuiabá x Grêmio, Palmeiras x Ceará e Internacional x América-MG. As partidas estão marcadas para ocorrerem já nas próximas duas semanas, nos dias 11 e 18 de novembro, em confrontos de ida e volta.

 

Em tese, três dos quatro duelos têm favoritos definidos e Flamengo x São Paulo, o único que traz equilíbrio, será prejudicado por conta da data-Fifa. O Rubro-Negro terá os desfalques de Isla, Rodrigo Caio, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Pedro por conta das convocações para as suas respectivas seleções pelo menos no jogo de ida. Na volta, eles são dúvidas. O retorno de Gabigol surge como boa notícia.

Enquanto isso, o São Paulo não perderá nenhum titular e vem motivado pela goleada recente por 4 a 1 no Maracanã. Resultado que deixa esta quarta de final com cara de “revanche”. A equipe de Fernando Diniz mostrou que tem capacidade de enfrentar o Flamengo e o fato das duas equipes serem ofensivas torna a partida a mais interessante desta fase.

Apesar dos pesares, é importante lembrar o contexto da goleada pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo com a derrota, o Flamengo perdeu dois pênaltis no Maracanã que acabaram sendo decisivos para o resultado. O Rubro-Negro ainda é favorito por ser mais regular e ter mais qualidade que o São Paulo, mas o confronto de 180 minutos não permite cravar um favorito.

Convocações atrapalham outras equipes

Não é só o Flamengo que será prejudicado pela Data-Fifa. O Palmeiras não contará com Weverton, Gabriel Menino, Gustavo Gómez e Matias Viña. Ou seja, quatro dos seus cinco defensores titulares. Isso sem contar que Abel Ferreira estará iniciando trabalho e não sabemos o quanto conseguirá evoluir a equipe ? que vive boa fase atualmente ? até lá. Será o primeiro grande desafio do português. O Ceará, que eliminou o Santos nas oitavas, passa longe de ser um adversário tranquilo.

O Grêmio pode comemorar o fato de ter sido o maior beneficiado pelo sorteio. Após pegar o Juventude nas oitavas, terá pela frente o Cuiabá nas quartas. Mesmo com a equipe do Centro-Oeste sendo uma equipe organizada e vice-líder da Série B do Brasileiro, o fato de ter passado sufoco diante de um irregular Botafogo deixa o favoritismo para a equipe de Renato Gaúcho. Favoritismo que nem mesmo a ausência do zagueiro Kannemann, chamado à seleção argentina, muda.

Já o Internacional não terá desfalques por conta da Data-Fifa, mas encara um América-MG bem treinado por Lisca, que eliminou o Corinthians na fase anterior. Favoritismo Colorado, mas outro confronto diante de um adversário que já deu trabalho para grandes na Copa do Brasil.