Vallteri Bottas conquistou a pole position para o GP da Emilia Romagna, em Ímola, na Itália, ao ficar em primeiro no treino classificatório deste sábado. Essa é a quarta vez na temporada que o finlandês conquista a pole position, sendo as outras três nos GPs da Áustria, de Silverstone e do Eifel (e 15ª na carreira). Na última volta, ele superou seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton por 0s097. O hexacampeão vai largar em segundo, também na primeira fila. Com isso, a Mercedes foi pole em todos os 13 circuitos desta temporada, sendo nove vezes com Hamilton e as outras quatro com Bottas.
A terceira colocação no grid ficou com Max Verstappen, da RBR. Com um capacete em homenagem a Ayrton Senna, que morreu após acidente em Ímola em 1994, Pierre Gasly levou o carro da AlphaTauri ao quarto lugar, melhor resultado da equipe num grid. Daniel Ricciardo (Renault) fechou o grupo dos cinco mais rápidos.
GP de Portugal:Hamilton supera Schumacher e se torna o piloto com mais vitórias na história da Fórmula 1
O GP acontecerá neste domingo, a partir das 10 horas (de Brasília, com transmissão da TV Globo), no circuito italiano de Ímola, ausente do calendário desde 2007.
? Adorei essa pista, é bonita, sabia que tinha que melhorar na última volta e conseguimos o objetivo. Tive um pouco de dificuldade com a estabilidade do carro, mas tínhamos que tentar, arrisquei e atingimos. Será divertido amanhã, será interessante, é uma das maiores distâncias entre largada e primeira curva, é uma boa posição para largar, esperamos um bom desempenho. O jogo está aberto ? afirmou Bottas após cravar a pole.
Hamilton lidera a competição com 256 pontos, 77 pontos na frente de Bottas, que pode diminur a vantagem neste final de semana, uma vez que terá a vantagem de pole.
? Valtteri (Bottas) fez um ótimo trabalho, foi uma péssima volta minha! Essas coisas acontecem, a pista é inacreditável, especialmente a velocidade que estamos percorrendo ? falou Hamilton.
A Mercedes pode conquistar o mundial de construtores pela sétima vez seguida neste domingo, o que seria um recorde. Para isso, precisa sair de Ímola com pelo menos 176 pontos de vantagem para a RBR. No momento, a equipe tem 209, ou seja, será a campeã caso a rival não consiga marcar 33 pontos a mais que Hamilton e Bottas.
Desta vez, a categoria experimentou sistema de classificação diferente, mais curto, com apenas 90 minutos de treino livre para todos os ajustes nos carros. Esse foi o segundo GP a experientar este formato. No GP de Eifel, em Nurburgring, a chuva e a neblina levaram ao cancelamento dos treinos livres da sexta, deixando apenas o TL3 no sábado.
A volta do Mundial à Ímola foi marcado por diversas homenagens a Ayrton Senna.
Grid de classificação:
1 – Valtteri Bottas/FIN – Mercedes – 1min13s609
2 – Lewis Hamilton/ING – Mercedes – + 0.097
3 – Max Verstappen/HOL – Red Bull – +0.567
4 – Pierre Gasly/FRA – AlphaTauri – + 0.893
5 – Daniel Ricciardo/AUS – Renault – + 0.911
6 – Alexander Albon/TAI – Red Bull – + 0.963
7 – Charles Leclerc/MON – Ferrari – + 1.007
8 – Daniil Kvyat/RUS – AlphaTauri – +1.087
9 – Lando Norris/ING – McLaren – +1.205
10 – Carlos Sainz Jr/ESP – McLaren – + 1.302
Fonte: O Globo