Autossuficiência (onde o atleta precisa levar o que irá beber ou comer durante o tempo e percurso da prova) e respeito ao meio ambiente, ou seja, sem copos e garrafinhas plásticas. É o que estabelece o regulamento do Bonito Cross, competição de esportes de aventura que será disputada neste final de semana ? sábado e domingo ? na área rural do município de Bonito, distante 297 km de Campo Grande.
“O Bonito Cross será autossuficiente em água. Desta forma, cada atleta inscrito é responsável por providenciar e levar seu próprio acessório de hidratação, como cinta, colete ou mochila de hidratação ou similar?, diz o regulamento da prova. Ressalta que haverá pontos estratégicos para reabastecimento de água durante o percurso.
O manual do atleta, uma espécie de briefing técnico com todas as recomendações consideradas demandas importantes que o corpo precisa em uma prova de longa duração como as que estão previstas no Bonito Cross, será detalhado nos dois congressos técnicos que vão acontecer nesta sexta-feira, 15, com os inscritos no trail run, e no sábado, 16, para os atletas do mountain bike e duahtlon.
Diz que a organização do Bonito Cross e seus participantes se preocupam com a preservação ambiental e não haverá lixo jogado nas trilhas das provas (copos plásticos, embalagens de gel ou biscoitos). Veja 6 das principais recomendações do manual:
1 – O ideal é que o atleta tome duas providências importantes: a água que fará a hidratação para baixar a temperatura do corpo e o isotônico, que é um repositor hidroeletrolítico para recompor taxas de açúcar e sais minerais.
2 – Na véspera de uma prova é ideal que o atleta faça a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, uma proteína magra, um filé, e principalmente que ele evite consumir coisas gordurosas porque isso pode causar mal-estar durante a competição. Também é importante evitar alimentos que contenham muito gás, como o feijão. Melhor comer uma massa leve com um molho leve, tipo macarrão ao sulco com filé, enfim, evitar coisas que nunca comeu antes. Nessas horas é melhor não inventar. Melhor consumir o que cotidianamente já consume antes dos treinos.
3 – Fundamental que o atleta leve a sua hidratação, e para isso ele tem vários recursos, como garrafinhas na sua mochila e também no suporte da sua bicicleta, no caso do mountain bike. O ideal é que o atleta leve para a prova a quantidade necessária de hidratação conforme o tamanho do percurso e o tempo da sua prova.
4 – Como a prova é autossuficente em água, outra coisa importante é contribuir com o meio ambiente, utilizando garrafinha e não copos descartáveis dentro das áreas das provas, que são áreas de preservação ambiental.
5 – O próprio atleta leva sua mochila com o seu meio de hidratação, e os itens básicos são água e isotônicos, mas dentro disso tem outras opções, como capsula de sal, gel de carboidratos, conforme as demandas pessoais, ou seja, o atleta leva o que achar melhor para a prova dele.
6 – Muito importante também são os equipamentos básicos, como roupas apropriadas. Como é um lugar de mata fechada é bom levar repelente, protetor solar, short adequado, uma meia de cano alto, se preferir, quanto mais equipamentos de segurança usar será muito melhor para um desempenho mais tranquilo.
Fonte: Campo Grande News