A história mais conhecida relata que o macarrão foi criado na China, mas a massa que conhecemos atualmente, com os cortes e as preparações que fazem sucesso em casa, principalmente aos domingos, nasceu na Itália. Por isso, os italianos consideram o macarrão um patrimônio cultural e, desde 1995, celebramos o Dia Mundial do Macarrão em 25 de outubro.
Que tal preparar uma massa fresca para comemorar o Dia Mundial do Macarrão com a família? Esta receita é fácil e fica extremamente deliciosa. Se inspire e prepare uma refeição clássica e especial hoje mesmo!
Receita de massa artesanal prática e com sabor especial
Tempo: 50min
Rendimento: 1 porção de 100g
Dificuldade: fácil
Ingredientes para a massa artesanal
- 100g de farinha
- 1 ovo
- 1 pouquinho de água se necessário
- Obs: Esta receita rende uma porção individual, multiplique os ingredientes de acordo com a quantidade de porções desejadas
Modo de preparo
Comece colocando a farinha em uma tigela, cave um buraco no centro do monte de farinha e despeje o ovo inteiro. Com o auxílio de um garfo, vá incorporando lentamente o ovo na farinha até que comece a ganhar homogeneidade.
Importante frisar que há variações da receita. Há que faça apenas com gema – leva muitas gemas – ou apenas com água. Há ainda quem coloque azeite, mas esta versão utiliza o ovo inteiro e um pouco de água apenas se necessário. Isso acontece porque cada ovo vem com algumas variações de quantidade e cada farinha se comporta de uma maneira devido ao nível de hidratação, que quase nunca é o mesmo!
Nesse estágio da receita, deixe o garfo de lado e comece a misturar a massa com as mãos. Ela deve ficar macia, mas não mole. Deve ter consistência, mas não pode estar dura e nem seca. Se sobrar um pouco de farinha, adicione aos poucos uma pequena quantidade de água e vá apertando com as mãos até que incorpore tudo.
Não é necessário sovar, apenas apertar a massa até que toda a farinha esteja incorporada e a ela esteja na textura desejada.
Use um rolo para começar a abrir a massa. Se tiver cilindro em sua casa, use-o para terminar de abrir até a espessura de sua preferência.
Dica: Caso não tenha um rolo e nem um cilindro, improvise com uma garrafa de vinho ou de cerveja. Remova o rótulo com água quente e higienize com água e sabão. Depois, passe um pano com álcool para se certificar que a garrafa está limpa.
O formato e tipo de macarrão também depende de sua escolha. Se desejar fazer um clássico talharim, linguine ou espaguete, é simples: Depois de abrir a massa, espalhe bastante farinha dos dois lados. Dobre ou enrole ela de uma extremidade à outra e corte com uma faca na espessura que desejar cada fio de macarrão.
Se tiver a máquina de macarrão, basta escolher o tipo e passar a massa que você abriu.
Depois de obter o macarrão no formato desejado, enfarinhe bastante para garantir que não grude. Você pode deixar o macarrão secando e o guardar para consumir ao longo da semana ou pode cozinhá-lo na sequência.
Coloque água para ferver em uma panela e bastante sal. Cozinhe a massa entre 8 a 10 minutos.
Dica: Não coloque óleo ou outra fonte de gordura na água do cozimento, pois isso impede que o macarrão absorva sabor na hora da adição do molho.
Passo final: Prepare um molho de sua preferência. Coloque o macarrão no prato, despeje o molho por cima e incremente com manjericão, queijo parmesão e os condimentos de sua preferência! Bom apetite!
Vai ficar difícil comer macarrão industrializado depois de provar essa delícia! Deixe nos comentários o que achou da receita!
Veja também:
Fonte: Terra Saúde