O Flamengo nem precisou de força máxima para concluir com louvor a participação na fase de grupos da Libertadores. A vitória por 3 a1 sobre o Junior Barranquilla no Maracanã assegurou ao rubro-negro o primeiro lugar na chave e sacramentou a boa campanha no torneio continental. Em seis jogos, cinco vitórias. O único “senão? foi a goleada diante do Independiente Del Valle, tropeço que se mostra superado a cada jogo.

O triunfo sobre os colombianos teve gols de Thuler, Lincoln e Bruno Henrique. O Flamengo agora aguarda o sorteio das 12h de sexta-feira para descobrir quem será o adversário nas oitavas de final. A próxima fase significa mais R$ 5,89 milhões nos cofres do clube.

O jogo contra o Junior Barranquilla mostra como os reservas do Flamengo também absorveram as ideias de Domènec Torrent. Pensando no jogo contra o Internacional, pelo Brasileirão, o treinador só não poupou Bruno Henrique, que está suspenso. Como Arrascaeta está machucado, dá para considerar Vitinho um titular de momento que também foi usado no Maracanã.

Mesmo assim, viu-se um Flamengo maduro, replicando o padrão tático e o nível de atuação que levou o time a decolar, apesar da maratona de partidas nas últimas semanas.

O Flamengo resolveu a parada no primeiro tempo, quando construiu 2 a 0 nos primeiros 45 minutos. Para Thuler, a conclusão na pequena área foi um presente do adversário, que dominou mal e arrematou a bola para a conclusão do zagueiro.

Preocupa que ele tenha saído com dores na coxa direita, já na etapa final. O Fla já lida com lesões de Rodrigo Caio e Gustavo Henrique.

Ao marcar o segundo gol, Lincoln correspondeu mais uma vez às chances recentes no time. Importante que ele esteja com confiança e riitmo, apesar de não ter condições de brigar com Pedro e Gabigol pela titularidade.

O jogo ganhou ares de amistoso na etapa final. Dome aproveitou o clima para colocar Lázaro e João Gomes. O primeiro substituiu Vitinho, que fez mais um bom jogo na função de meia, atrás do centroavante. Ele quase fez um golaço, mas o chute seco parou no travessão.

O Fla só não tirou nota 10 porque deu mole na recomposição em um contra-ataque do Junior. O experiente Teo Gutierrez deixou o jogo em 2 a 1, mas Bruno Henrique tratou de tranquilizar de vez com uma bela cabeçada.