Esqueça aquela facilidade contra a Bolívia. As Eliminatórias começaram de verdade para o Brasil diante do Peru. Um jogo encardido para a seleção terminou com a vitória, de virada, por 4 a 2, fora de casa. Destaque para Neymar, que marcou três gols (dois de pênalti) e superou Ronaldo Fenômeno na artilharia histórica. Agora, o camisa 10 tem 64 gols ? atrás somente de Pelé, com 77.

O resultado deixa a seleção na liderança das Eliminatórias. Os próximos compromissos são em novembro, contra Venezuela, em São Paulo, e Uruguai, em Montevidéu.

O placar pode enganar, mas, como saldo, fica o alerta defensivo. Em 50 partidas, foi só a terceira vez que a seleção levou dois gols em um jogo sob comando de Tite. Ao mesmo tempo, o Brasil mostrou a capacidade de reação e não se desesperou após ficar duas vezes em desvantagem no placar. Com Neymar decidindo, a virada veio.

O enredo começou complicado para o Brasil porque o gol peruano saiu logo aos cinco minutos, com Carrillo. Um descuido dos volantes após corte parcial de Marquinhos propiciou a finalização. Pouco depois, o próprio Marquinhos saiu machucado, forçando a entrada de Rodrigo Caio, do Flamengo, no jogo.

Diante de um adversário de imposição física, o Brasil melhorou, e o primeiro pênalti sofrido por Neymar foi após um puxão de camisa. A cobrança do camisa 10 foi perfeita.

No segundo tempo, Rodrigo Caio deu azar e acabou desviando a bola após chute despretensioso de Tapia. Weverton ficou desnorteado.

O Brasil teve forças e organização para remar novamente contra a maré. Richarlison fez o gol de empate, quase dentro do gol após cabeçada de Firmino. Neymar sofreu o segundo pênalti da noite. Sim, foi duvidoso. Mais uma bola na rede.

Por fim, já com um jogador a mais depois da expulsão de Zambrano, o craque brasileiro sacramentou a vitória em Lima.