As doulas são profissionais especializadas em lidar com a gravidez, o parto e os momentos logo após o nascimento de um bebê. Elas ajudam com informações, confiança e até técnicas de alívio da dor no momento em que um bebê vem ao mundo. Um projeto de lei quer obrigar que as maternidades aceitem a presença da doula na sala de parto, além do acompanhante já previsto em lei.
Se aprovado, o PL 376/2019 também autorizará que as doulas entrem com seus instrumentos de trabalho na maternidade, tais como
- Bolas de exercícios
- Massageadores
- Bolsas de água quente
- Óleos de massagem
Elas não estarão autorizadas, no entanto, a fazer monitoramento de progresso do trabalho de parto, aferir pressão e nem administrar medicamentos.
O projeto foi apresentado à Câmara dia 5 de fevereiro pelo deputado Alexandre Padilha (PT), mas ainda precisa ser encaminhado à votação.
Qual o trabalho da doula?
A equipe do parto tem profissionais especializados no cuidado ao bebê, acompanhamento da progressão do trabalho de parto, aplicação de anestesia, mas nenhum é dedicado ao bem-estar e conforto da mãe. Com esse intuito trabalham as doulas.
Segundo a educadora perinatal Drika Cerqueira, em artigo ao Minha Vida, essas são as atribuições de uma doula:
Antes do parto a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas. Muitas fazem reuniões gratuitas onde os diversos temas relacionados ao parto podem ser discutidos entre as gestantes e as que acabaram de passar pela experiência. Eu, por exemplo, faço reuniões gratuitas semanais abertas a todas as gestantes, casais grávidos, tentantes ou pais recentes.
Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento em um dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e para o parto em si, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..
Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.
Fonte: Terra Saúde