Coxinha é uma das iguarias super brasileiras que não tem como negar sua origem. A história que conhecemos é que surgiu em São Paulo no século XIX. Tradicionalmente, esse salgadinho frito é feito com massa a base de farinha de trigo e caldo de galinha, recheado com frango bem temperado e desfiado. O anos se passaram, a cultura da coxinha continua em todo o país e já recebeu novos recheios, tipos de massa, formatos e tamanhos.
Veja agora essa receita tão popular e faça ela em casa, seja pra alguma comemoração, festa, lanche da tarde, pra virar petisco de alguma bebida bem gelada ou pra apresentar para as amizades gringas!
Tempo: 2h
Rendimento: 50 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes da coxinha de frango tradicional
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de água
- 1 envelope de tempero em pó para aves
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de água para empanar
- 2 ovos para empanar
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
Recheio
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 1 envelope de tempero em pó para aves
- 1 colher (sopa) de ketchup
- 4 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
- 2 tomates picados
- 1/3 de xícara (chá) de cheiro-verde picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela grande, em fogo médio, aqueça o leite, a água, o tempero em pó e a manteiga. Cozinhe por 5 minutos ou até que comece a ferver. Adicione a farinha de trigo de uma só vez e mexa com uma colher de pau até soltar do fundo da panela. Coloque sobre uma superfície lisa e espere esfriar.
Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e refogue a cebola por 3 minutos. Acrescente o tempero, o ketchup, o frango, o tomate e refogue por 3 minutos. Desligue, junte o cheiro-verde, tempere com sal e misture.
Abra porções da massa fria nas mãos, coloque um pouco do recheio e feche, modelando as coxinhas. Passe as coxinhas pela mistura de água com ovo e depois pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourarem. Escorra sobre papel-toalha e sirva.
COLABORAÇÃO: Adriana Rocha
LEIA TAMBÉM:
- Coxinha de frango sem glúten
- Arroz mineiro com costelinha
- Bacalhau com refogado de legumes
Veja também:
Fonte: Terra Saúde