O sorriso é o mesmo, mas o nome está diferente. Além de passar a usar a camisa 20 no Real Madrid, Vinicius Júnior agora atende por Vini Jr. A alteração afeta não só a relação com o torcedor, mas também o posicionamento comercial do jogador que surgiu no Flamengo.
Mas o que está por trás da mudança? É como se Vini Jr. estivesse chamando o público para ficar mais íntimo dele. Os perfis do jogador nas redes sociais foram todos alterados. Os pais o chamam de Juninho, mas Vini é o apelido dos amigos.
? Todo mundo que é meu amigo me chama assim. Para os fãs se sentirem mais próximos de mim, começar a me chamar de Vini fica mais fácil para todo mundo ? disse ele, em vídeo postado no YouTube.
SORTEIO:Veja os grupos da Champions League
Apesar da questão afetiva, mudar de nome não é decisão repentina. O passo já era objeto de estudo do jogador e seu estafe. Iniciando a terceira temporada na Europa, a percepção é que Vinicius era um nome complicado para os estrangeiros, mesmo na Espanha, cujo idioma tem raiz latina, como o Brasil. Em inglês, então, nem se fala.
A empresa de gestão da carreira do jogador, a VJr, não mudará de nome, e nem é a intenção do estafe do jogador forçar a adesão do apelido por parte dos parceiros comerciais. A ideia é que a mudança, embora divulgada abertamente e com um viés comunicacional, seja absorvida de forma orgânica.
Adotar um novo nome pode parecer simples, mas demanda cuidados, na visão de Marcelo Palaia Giannoni, professor de marketing esportivo da ESPM e executivo de agências no setor.
? O nome é verdadeira marca que se tem durante a carreira. O atleta não pode simplesmente mudar o nome porque achou que é mais bonito ou mais feio. Pode não ter o mesmo reconhecimento desenvolvido ao longo de toda vida profissional. No caso do Vini Jr, é apenas uma abreviação do nome, mas às vezes quem ouvir pode não conseguir fazer o link com o nome original ? avaliou.
A alteração do número no Real Madrid veio na mesma tacada. Foi uma oportunidade gerada pela saída de Gareth Bale rumo ao Tottenham. Assim, Marco Asensio assumiu a 11 e deixou a 20 vaga. Vini, então, adotou o número, o mesmo que usava no Flamengo.
Na contagem de sílabas, Vini Jr. tem a mesma métrica de Neymar Jr. Mas ninguém que cerca o jogador quer concorrência no momento. Até porque Neymar, oito anos mais velho, tem uma carreira mais consolidada e uma representatividade comercial muito maior do que Vinicius. Para ficar só no Instagram, o craque do PSG tem 142 milhões seguidores. Vini, 10,5 milhões.
A parte comercial do jovem do Real Madrid é conduzida pela Mediacom, braço esportivo da WPP, gigante do mercado publicitário. Esportivamente, os representantes são da TFM, a antiga Traffic. Nas redes sociais, Vini Jr aposta muito no canal no YouTube, que tem 1,17 milhão de inscritos e é gerido pela Play9. A empresa tem Felipe Neto como um dos sócios.
“Rebatizado?, Vini Jr. fez dois gols nas últimas duas partidas pelo Real Madrid. Quem sabe nesse embalo ele também não volte à seleção brasileira.
Fonte: O Globo