Não é só uma mera questão de dinheiro. Na mesma nota em que anunciou a saída de Paulo Autuori, o Botafogo confirmou a efetivação de Bruno Lazaroni como técnico do time principal. Aos 40 anos, ele terá a chance de comandar o time sem a limitação da interinidade. A diretoria nem se dispôs a ir ao mercado sondar se havia outra opção disponível. A escolha por Lazaroni foi imediata. A leitura é que ele está preparado para a função.

Lazaroni já tinha sido interino em outras duas ocasiões, em 2018 e 2019. A efetivação acontece porque a diretoria quis evitar mudanças drásticas no ambiente interno do time, considerado bom, apesar da falta de vitórias. O conhecimento do elenco atual foi importante na decisão. A essa altura da temporada, não há possibilidade de reformulação no Botafogo, apesar de a diretoria buscar um jogador de velocidade no mercado.

30 Minutos de Botafogo:Mansur, Gabiru e Thales Machado debatem o futuro do time na temporada

Embora o comitê gestor do futebol tenha discutido durante a manhã desta quinta-feira o cenário envolvendo Paulo Autuori, partiu do então treinador o passo definitivo de sair do cargo. O recado veio por uma mensagem de texto. A diretoria já tinha lido alguns sinais de Autuori sobre cansaço com o futebol, como um todo. Mas os fatos se desenrolaram com uma velocidade até inesperada, acelerados pelos maus resultados.

Análise: Como o Botafogo alcançou o pior aproveitamento do Brasileirão?

Agora efetivado, Bruno Lazaroni já fez de tudo um pouco nas categorias de base do Botafogo. Em 2014, chegou ao clube para ser técnico do sub-13. Depois de um hiato de seis meses trabalhando com o pai, Sebastião Lazaroni, no Qatar, retornou como coordenador técnico das categorias abaixo do sub-15.

Em 2017, ele subiu de posto, ficando responsável por toda a base alvinegra. Mas, ao fim daquele ano, deixou a função e, a partir de 2018, integrou a comissão técnica permanente do alvinegro.

Na primeira vez que foi interino, em 2018, o Botafogo empatou em 0 a 0 com o Santos. Em 2019, foram mais dois jogos como tapa-buraco: venceu o Goiás (3 a 1) e perdeu para o Palmeiras (1 a 0).

Bruno cumpre os requisitos no que diz respeito à preparação teórica para ser treinador, já que tem Licença PRO da CBF. Agora, o desafio vai ser na prática. O Botafogo é o penúltimo colocado no Brasileirão e está nas oitavas de final da Copa do Brasil.