games »

Cyberpunk 2077 terá crunch obrigatório para terminar desenvolvimento, diz site



Uma nova reportagem de Jason Schreier para a Bloomberg afirma que, em sua reta final de desenvolvimento, Cyberpunk 2077 passará a ter um período de crunch obrigatório, com trabalhadores devendo trabalhar em um ciclo de seis dias de trabalho por semana.

A política vai contra a declaração feita pela chefia do estúdio CD Projekt RED em maio de 2019 a Schreier – quando o jornalista ainda estava no site Kotaku -, que na época afirmou que o projeto não teria uma carga de horas extras obrigatórias a seus funcionários.

A reportagem de Schreier cita tanto um depoimento de um funcionário quanto um email enviado pelo chefe do estúdio, Adam Badowski, ao resto da equipe após o processo de certificação com a Microsoft e Sony, informando que o trabalho extra deverá ser feito para corrigir o maior número de bugs e problemas até o lançamento do jogo, em 19 de novembro.

“A partir de hoje, o estúdio inteiro está em sobrecarga”, diz a mensagem, o que significa que funcionários deverão dedicar “sua carga de trabalho normal e um dia do fim de semana.”

“Eu me presto para receber todas a reação negativa pela decisão”, escreveu Badowski. “Eu sei que isso vai na direção contrária do que falamos sobre crunch. Também vai na direção contrária do que eu passei a acreditar já faz algum tempo – que o crunch nunca deveria ser a resposta. Mas estendemos todos os outros jeitos possíveis de navegar a situação.”

O tópico do crunch e o ritmo de trabalho abusivo na indústria de games tem tomado força nos últimos anos, especialmente após uma reportagem sobre Red Dead Redemption 2 e a cultura de trabalho da Rockstar Games.

Em 2020, outro dos principais lançamentos do ano, The Last of Us Parte II, foi criticado pelo crunch e ambiente de trabalho pesado e cansativo da Naughty Dog, com um ex-funcionário citando que o estúdio deve muito aos fundos da Sony financiando os atrasos de seus jogos.

Cyberpunk 2077 terá versões para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

  • Lançamento

    19.11.2020

  • Publicadora

    CD Projekt

  • Desenvolvedora

    CD Projekt RED

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    RPG

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One Xbox Series X PC PlayStation 5 Xbox Series S

Fonte: The Enemy


Comente