Arteterapia é uma importante ferramenta de autoconhecimento no qual o processo criativo de se expressar por meio de arte leva a uma introspecção do indivíduo. Essa terapia, que deve sempre ser mediada por um profissional, pode ser feita tanto em grupo quanto individualmente.
É importante frisar que essa terapia não é apenas para aqueles que tem um dom inato para a arte, ou mesmo querem trabalhar com arte no futuro. A arteterapia é como um hobby com propósito que te leva á uma conexão maior com o seu eu interior.
Além de desenvolver o cognitivo, o emocional e o físico, essa técnica é conhecida por baixar os níveis de stress e ansiedade, promovendo um maior controle das emoções que levaremos para muito além do nosso tempo ativo nas sessões. O trabalho da arteterapia desenvolve, entre outras coisas, a concentração e a paciência de uma maneira nova e descontraída, levando o indivíduo a se abrir mais do que fariam durante sessões de terapia tradicional, já que se trata de um ambiente relaxante, onde a pessoa muitas vezes tão entretida com o que está produzindo, acaba não se cobrando tanto, e o medo e a vergonha fica em segundo plano.
Muitas técnicas artísticas são utilizadas nessa terapia, como desenho, pintura, escultura, modelagem, música, entre outras, e cada uma delas tem a sua função específica, devido ao que o profissional acredita ser importante para o seu desenvolvimento.
Adicionar a arteterapia a sua rotina não tem contraindicação, sendo indicado para pessoas de todas as idades e em todas as fases da vida.
Quando aliado a sessões de psicoterapia, a arteterapia pode levar a um equilíbrio emocional mais eficaz no controle de doenças como depressão, já que ambas promovem equilíbrio emocional de maneiras diferentes – sendo a arterapia de uma maneira mais prática e manual, e a psicoterapia de uma maneira mais teórica e analítica – o que permite que uma complemente a outra.
Muito utilizado no tratamento de traumas, essa técnica se baseia na produção de arte simbólica para aprender a lidar com os acontecimentos do passado, mesmo que de forma inconsciente. Esse resultado é obtido por colocar o indivíduo no controle da situação, sendo ele capaz de literalmente controlar os personagens e acontecimentos, tendo dessa vez, todo o poder de criação do começo ao fim.
Veja também:
Fonte: Terra Saúde