Maya Gabeira voltou a fazer a história. O Big Wave Awards (principal premiação mundial de ondas grandes) confirmou nesta quinta-feira que a onda surfada pela brasileira em Nazaré, Portugal, em fevereiro deste ano, quebrou o recorde mundial de maior onda já surfada por uma mulher, com 22,4 metros de altura. A marca anterior já pertencia a Maya, com uma onda de 20,7 metros.

? A velocidade era muito alta e o barulho que a onda fez quando quebrou me fez perceber que esta era provavelmente a maior onda que surfei  ? disse Maya.

Leia mais: ?Maré das Marias? mostra o rosto do surfe feminino no Brasil

As divisões masculina e feminina são separadas no Big Wave Awards, mas a onda de Maya neste ano superou a do vencedor entre os homens – o havaiano Kai Lenny, com uma onda de 21 metros.

? Uma mulher surfou a maior onda do ano no geral. Era algo que eu havia sonhado anos atrás, mas não como algo realista. Não houve representação para eu acreditar que era possível. Eu apenas pensei que era tão irreal, mas ver isso acontecer foi incrível. Esse é um esporte extremamente dominado pelos homens, então ter uma mulher capaz de representar isso é bastante raro  ? comemorou Maya.