O Lyon já é um dos quatro melhores times da Europa, mas só disputará a próxima Liga dos Campeões se for campeão em Lisboa. Reflexo de um começo de temporada ruim, que coincide com o início de trabalho de Juninho como diretor do clube onde é ídolo.

Nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), em Lisboa, a equipe enfrentará o Bayern de Munique atrás de um feito que nem mesmo a geração do ex-camisa 8, a mais vitoriosa da história, conseguiu: a classificação para a final da Champions. Foram sete títulos franceses seguidos (2002 e 2008), mas no máximo eliminações nas quartas de final do torneio continental.

Potência:Surpresa na semifinal, Lyon já é tradicional na disputa feminina do torneio

A boa fase de agora em nada lembra a crise que culminou na demissão de Sylvinho ? brasileiro que chegou ao clube ao lado de Juninho ?em outubro do ano passado. Ele somou três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Sem currículo como treinador, não resistiu. Juninho, em seu primeiro trabalho como dirigente, se não fosse quem é no Lyon, talvez tivesse o mesmo destino.

 

Não foi o caso. Juninho seguiu à frente do futebol do clube. Marcou o primeiro golaço como gestor ao contratar Bruno Guimarães. Lembrou como diretor a precisão que tinha nas cobranças de falta ao garantir, de uma só vez, tanto o reforço técnico imediato para Rudi Garcia, substituto de Syvinho, quanto o bom ativo de venda no futuro.

Mansur:PSG, de muitos projetos em um, enfim chega à sonhada final europeia

Ao todo, foram oito reforços contratados na era Juninho, que se formou na primeira turma de formação de executivos de futebol da Uefa voltada para ex-jogadores. Além de Bruno Guimarães, Ekambi tem chances de ser titular na partida contra o Bayern, adversário que não traz boas lembranças para os franceses. Na temporada 2009/2010, a primeira depois da saída de Juninho da equipe, o Lyon chegou à semifinal da Champions e foi eliminado pelos alemães.

Kfouri:Time de Guardiola que parece não ser dele representa uma derrota mais dolorosa

Se o Lyon conseguir surpreender e passar pelo Bayern de Munique, superfavorito depois da goleada histórica de 8 a 2 sobre o Barcelona, Juninho terá mais um feito na conta para aumentar a idolatria local.