Se os playoffs da NBA são onde os legados são testados e as lendas são feitas, a ausência de público e da vantagem de decidir em casa dão à fase final, que começa hoje, uma dose de imprevisibilidade jamais vista na liga. Mesmo que os líderes de conferência, Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers, sejam apontados como favoritos, o fato de todos os jogos serem disputados em um mesmo local, em Orlando, por causa da pandemia, é um cenário novo que pode reduzir a distância entre favoritos e azarões.

? Nunca tive experiência de terminar em primeiro dentro de uma ‘bolha’. Tudo isso é um aprendizado para todos nós ? disse LeBron James, no início do mês. Ele e os Lakers encaram o Portland Trail Blazers, duelo que, mesmo envolvendo o primeiro e o oitavo do Oeste, promete ser equilibrado.

NBA na bolha:volta da liga impõe desafio inédito ao físico dos jogadores

Os playoffs costumam ser a consolidação do bom desempenho da fase regular, quando as estrelas sobem ainda mais o nível. Poucos azarões foram longe, como o Houston Rockets em 1981 (único com mais derrotas que vitórias a disputar uma final) ou o New York Knicks em 1999 (único oitavo colocado a ir à decisão). A última zebra foi o Cleveland Cavaliers, que terminou em quarto no Leste em 2018, foi para a finalíssima, mas acabou atropelado pelo Golden State Warriors.

Palpitômetro:Jornalistas votam nos possíveis campeão, finalistas e MVP

O Dallas Mavericks foi campeão em 2011 depois de ser terceiro no Oeste. Desde então, o troféu fica entre o primeiro ou segundo de cada lado. Se seguir a tradição, o campeão sairá do quarteto formado por Lakers ou Los Angeles Clippers e Bucks ou Toronto Raptors. Mas o legado nunca foi tão testado como agora. Os jogos de hoje (ESPN transmite):

. Foto: Arte O Globo
. Foto: Arte O Globo
Playoffs da NBA Foto: Arte O Globo
Playoffs da NBA Foto: Arte O Globo

 

14h30 – Nuggets x Jazz

Entre os postulantes a azarão está o Denver Nuggets, liderados pelo ex-reserva Michael Porter Jr., que tem média de 22 pontos em Orlando. Jamal Murray voltou de lesão e o gigante Nikola Jokic é um dos jogadores mais completos da liga ? embora possa ter dificuldade contra Rudy Gobert, melhor defensor da NBA. Os Jazz não terão Bojan Bogdanovic, lesionado.

17h – Raptors x Nets

A saída de Kawhi Leonard não foi o fim da linha para o Toronto Raptors como muitos imaginavam. Os atuais campeões venceram sete de oito jogos na bolha (entre eles, Bucks e Lakers), liderados por Fred VanVleet e Kyle Lowry. Do outro lado está o Brooklyn Nets, que venceu cinco partidas em Orlando mesmo sem Kyrie Irving e Kevin Durant, mas que não deve oferecer resistência.

19h30 – Celtics x Sixers

Com três jogadores com média superior a 20 pontos (Jayson Tatum, Jaylen Brown e Kemba Walker), além de Gordon Hayward, o Boston Celtics quer ir além da semi do Leste e, para isso, terá que eliminar outro semifinalista de 2019: o Philadelphia Sixers, que não terá Ben Simmons, mas que conta com Joel Embiid. Duelo equilibrado, mas Celtics parece mais pronto.

Leia também: Os 50 maiores jogadores da NBA

22h – Clippers x Mavericks

Ninguém parece mais capaz de ameaçar os Lakers no Oeste como o vizinho Los Angeles Clippers. Não só pela dupla Kawhi Leonard e Paul George, mas por ter no banco jogadores como Lou Williams e Montrezl Harrell. Mas não será tão fácil: logo na primeira rodada, eles terão pela frente o Dallas Mavericks, de Luka Doncic, um dos mais promissores da liga, que estreia em playoffs, assim como Kristaps Porzingis. Eles prometem resistência.