Se com a bola rolando está difícil para o Fluminense chegar ao gol, um atalho não faz mal. Neste domingo, duas cobranças de pênalti convertidas por Nenê garantiram a virada para 2 a 1 sobre o Internacional e a primeira vitória do time neste Campeonato Brasileiro.

Os pênaltis, no fim das contas, fizeram justiça a um time que teve muito mais volume, em especial no segundo tempo, mesmo que, na definição, tenha falhado.

Até houve uma jogada bem construída que resultou em gol, quando Michel Araújo concluiu após bela trama pelo lado direito ? uma das raras contribuições de Igor Julião no momento ofensivo. Mas o árbitro de vídeo flagrou toque no braço do meia tricolor.

A vitória contra os gaúchos, porém, ofereceu algumas pistas de como Odair Hellmann pode tornar o time mais perigoso, como o aumento da produtividade de Nenê a partir do momento em que passou a atuar mais pelo centro, em vez de aberto. A dupla formada por Evanilson e Marcos Paulo também merece continuidade, embora o segundo tenha tido atuação mais discreta.

No primeiro tempo, boa parte das iniciativas do tricolor se davam pelo lado esquerdo, mas Egídio não estava em noite das mais inspiradas. O Internacional, por sua vez, aproveitava certa inconsistência na marcação. Em uma bola que ficou pingando na área, Guerrero abriu o placar.

A virada de maré aconteceu ainda antes do intervalo, quando Evanilson sofreu pênalti de Cuesta, e Nenê fez o gol de empate. No segundo tempo, com mais presença do Fluminense no campo ofensivo, a mão na bola de Zé Gabriel em uma disputa pelo alto deu ao camisa 77 a oportunidade de fechar o placar: 2 a 1.