BARCELONA? O pole position Lewis Hamilton venceu o GP da Espanha, o sexto da temporada, sem ter sido ameaçado do início ao fim. Essa foi a 88ª vitória do piloto da Mercedes, a três de igualar o recorde histórico de Michael Schumacher (91 vitórias). O inglês subiu ao pódio pela 156ª vez na categoria, derrubando outra marca do alemão que tem 155 pódios.

Com a vitória, o inglês passa a ter 132 pontos no campeonato, 37 de vantagem sobre Max Verstappen, que superou Valtteri Bottas na largada e terminou em segundo em Barcelona. Em Silverstone, o último GP, Verstappen havia superado Hamilton.

Autor da melhor volta, Bottas levou um ponto extra e está em terceiro na tabela, a seis pontos de Verstappen.

Até com pneu furado: Inglês Lewis Hamilton dispara na liderança

A Racing Point levou seus dois pilotos ao quarto e quinto lugares. Sergio Pérez, que voltou após recuperação da Covid-19, terminou a corrida em quarto, mas só na pista. O mexicano sofreu uma punição por ignorar a sinalização de bandeiras azuis e perdeu a posição para o companheiro de equipe Lance Stroll. Ele ficou em quinto, seguido pela McLaren de Carlos Sainz.

Sebastian Vettel, que travou discussão com seu engenheiro de pista e arriscou na estratégia com somente uma parada, terminou em sétimo com a única Ferrari que concluiu a prova, já que Charles Leclerc abandonou após sofrer problemas elétricos.

Imagens: Os 70 anos da F1

Alexander Albon concluiu em oitavo após um erro de estratégia da Red Bull. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, marcou outros 2 pontos com o nono lugar, enquanto Lando Norris, com a outra McLaren, fechou o top-10.

A temporada continua no dia 30 de agosto, no GP da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps.