O verbo “shippar?, um desses neologismos da internet, cabe perfeitamente para descrever a história entre Ricardo Graça e Leandro Castan. Foi nas redes sociais que começou o apelo incansável dos vascaínos para que atuassem juntos ? foram “shippados? (palavra derivada de “relationship?, relacionamento, em inglês) pela torcida bem antes do que por um treinador. Coube a Ramon Menezes a iniciativa de tornar a parceria real neste domingo, às 16h, estarão em campo contra o São Paulo, em São Januário.

Análise:Vasco testemunha freio na evolução de Talles Magno

Ramon mostrou-se mais mente aberta do que os antecessores. Vanderlei Luxemburgo e Abel Braga acreditavam que dois zagueiros canhotos dificilmente poderiam atuar juntos, e com isso Graça foi banco de Castan por mais tempo que os torcedores gostariam. E dá-lhe campanha on-line para “shippar? os dois.

A deixa para investir em uma dupla de zaga canhota, algo pouco ortodoxo no futebol, foi a parada causada pela pandemia. Ramon ganhou tempo para adaptar Ricardo Graça no lado direito. É o que o zagueiro tem buscado desde então.

? Estou me adaptando já, treinando há bastante tempo, dois, três meses. Mas isso só vai acontecer totalmente com ritmo de jogo, atuando nas partidas. Estou tentando aprimorar a perna direita ? afirmou Graça.

Leia também:Mussa convoca Assembleia Geral Extraordinária do Vasco com votação eletrônica

A amostragem da dupla ainda é pequena, mas boa ? foram três partidas oficiais, um gol sofrido. Contra o Sport, ajudaram a manter o time sem ser vazado, mas Ricardo teve algumas dificuldades para sair jogando justamente por estar no lado trocado. Contra o São Paulo, espera-se um teste mais difícil para os dois.

Ao menos no papel, formam uma zaga de respeito. Leandro Castan tem se mantido como um dos jogadores mais regulares do elenco desde que foi contratado, no segundo semestre de 2018, enquanto Ricardo vive o melhor momento da curta carreira, bem cotado para defender o Brasil nos Jogos de Tóquio.

? Acho que o Ricardo é muito rápido e técnico. Essas são as qualidades que eu mais vejo nele, com certeza tem um futuro promissor ? afirmou Leandro Castan, para completar: ? Ele sabe que pode contar comigo, vou estar sempre orientando, mas é a qualidade dele que vai sempre sobressair.

Para a partida, o técnico Ramon Menezes tem apenas Yago Pikachu como dúvida. O lateral sentiu dores musculares. Cláudio Winck e Cayo Tenório são opções.