BARCELONA  ? O hexacampeão mundial Lewis Hamilton é o pole position do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, deste domingo, às 10h10 (com TV Globo), pela quarta vez em seis corridas disputadas nesta temporada. Após liderar as duas primeiras etapas do treino, o piloto da Mercedes consolidou a boa atuação dos últimos dias e conquistou o primeiro lugar no grid, superando o companheiro Valtteri Bottas por apenas 0s059, na etapa final da classificação, em Barcelona. Essa será a sua 92ª pole position.

Hamilton cravou 1m15s584 no Q3, enquanto o companheiro de equipe fez 1m15s643. Max Verstappen (Red Bull) confirmou a condição de principal ameaça à dupla da Mercedes e ficou em terceiro no grid com 1m16s292. Sergio Pérez (Racing Point), que ficou fora do circuito nas duas últimas corrida por cauda da contaminação pelo novo coronavírus, completa a segunda fileira (1m16s482). Charles Leclerc (Ferrari) conseguiu apenas o nono lugar, com 1m17s087.

? Não consegui melhorar minha segunda volta, mas agradeço pela primeira ter sido boa o bastante para a pole ? falou Hamilton.

O GP da Espanha será o último em que os pilotos vão poder usar o chamado “modo festa” no motor, uma configuração que aumenta a potência por períodos mais curtos e que está banida pela FIA a partir do próximo GP, na Bélgica.

Acredita-se que Mercedes, Renault e Honda tenham o “modo festa”, mas o sistema da Mercedes é mais eficiente.

 ?  Não é uma surpresa, eles estão sempre tentando nos deixar mais lentos. Mas isso realmente não muda muito para nós, então não é um problema. Os caras da nossa equipe acabaram de fazer um bom trabalho com o motor. A proibição do “modo festa” obviamente é para reduzir a nossa velocidade, mas eles não vão conseguir os resultados que desejam  ? disse Hamilton.