Quatro jogadores do Atlético-GO que testaram positivo para Covid-19 em exame realizado no domingo foram liberados para entrar em campo nesta quarta-feira contra o Flamengo, em Goiânia, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A comissão médica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou um recurso solicitado pelo time goiano. Ainda nesta quarta-feira e após reunião, a CBF fará o comunicado oficial. Essa será mais uma mudança de regra da CBF em relação ao controle sanitário na competição. Atlético-GO e Flamengo se enfrentam nesta quarta, às 20h30.

A informação dos quatro casos positivos veio a público por meio do secretário-geral da CBF, Walter Feldman, durante entrevista à Fox Sports. Segundo o clube, a divulgação foi precipitada uma vez que a entidade falou com os jornalistas antes mesmo de comunicá-lo.

Podcast: Sem pânico, torcedor! Jornalistas debatem troca no comando do time

O Atlético-GO afirma que esses jogadores estão em reta final de contaminação, já cumpriram o protocolo de quarentena e que por isso não tem potencial de transmissão. Segundo o departamento médico do clube, eles ainda têm o coronavírus no organismo, mas são incapazes de infectar outras pessoas. Na versão do clube, eles têm resquício de infecções passadas, detectadas em exames periódicos feitos pelo clube. O quarteto está assintomático.

O Atlético-GO se baseia em novos estudos da doença feitos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, agência do serviço de saúde dos Estados Unidos, e que já foram reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a entidade americana, muitos testes de diagnóstico permanecem positivos mesmo semanas após os pacientes terem se recuperado totalmente. Os especialistas agora acreditam que esses testes estão reagindo a fragmentos de vírus mortos que ainda estão sendo eliminados pelo corpo, não a um vírus vivo que pode infectar outra pessoa.