Dentre as muitas particularidades do Brasileirão 2020, uma promete deixar o torneio ainda mais imprevisível: as arquibancadas vazias. Embora ainda não seja possível prever como o futebol local será impactado pela novidade, é provável que a ideia de mando de campo seja subvertida em algum grau ? o que pode ser uma vantagem para os cariocas, como sugere um levantamento do jornalista pernambucano Lucas Liausu.

Durante a quarentena, ele se debruçou sobre o desempenho dos principais times do país como mandantes e visitantes neste século. Ao todo, foram mais de 36 mil jogos de diversos torneios compilados e compartilhados com O GLOBO.

Melhores mandantes do Brasileiro desde 2003 Foto: Arte
Melhores mandantes do Brasileiro desde 2003 Foto: Arte

Quando destacadas apenas as estatísticas do Brasileirão de pontos corridos, disputado a partir de 2003, um dado alarma o torcedor carioca: os times do Rio têm desempenho aquém dos rivais quando a torcida está a favor. O melhor neste quesito entre os participantes da Série A é o Flamengo, mas em um modesto oitavo lugar, atrás de todos os grandes de fora do estado ? com a exceção do Atlético-MG.

Os demais cariocas vão pior. Botafogo (13º), Fluminense (14º) e Vasco (15º) pontuam menos em casa historicamente que Goiás, Coritiba e Sport. Ficam à beira do “Z-4?, que tem Fortaleza, Ceará, Bahia e Atlético-GO. O único clube da Série A fora do ranking é o Bragantino, que disputa uma edição de pontos corridos pela primeira vez na história.

A força da Vila Belmiro

Ninguém na Série A aproveita tão bem o mando de campo quanto o Santos, mesmo que o clube tenha conquistado apenas um título no atual formato, em 2004. O Peixe soma 67,57% de aproveitamento em casa graças às campanhas regulares. Basta observar que completou uma década figurando sempre na metade de cima da tabela. Nas últimas quatro temporadas, foram dois vices e um terceiro lugar. Os números na Vila Belmiro são o motor desse sucesso. No ano passado, o time conquistou 80,7% dos pontos que disputou em casa. Fora, somente 49,12%.

Além do São Paulo, em segundo, merece destaque a dupla Gre-Nal, ambos com 67,2% de aproveitamento em casa, e o Athletico-PR, que fecha o top 5. É importante ressaltar que o Cruzeiro ocupava o topo dessa tabela, mas neste ano disputará a Série B.

O desempenho aquém como mandante está ligado ao sucesso no campeonato como um todo. Com exceção do Flamengo, campeão no ano passado, o Brasileirão tem sido difícil para os cariocas. Nos últimos cinco anos, o Fluminense terminou sempre na metade de baixo da tabela. Já Botafogo e Vasco visitaram a Série B recentemente.

Visitantes incômodos

O rendimento dos cariocas é comparativamente melhor quando jogam fora do Rio. Sob esse ângulo, o Flamengo supera diversos concorrentes, ficando atrás somente do trio de ferro: São Paulo, o primeiro, Corinthians e Palmeiras.

Melhores visitantes do Brasileiro desde 2003 Foto: Arte
Melhores visitantes do Brasileiro desde 2003 Foto: Arte

O maior salto, porém, é do Fluminense, que aparece como o sexto melhor visitante desde 2003. Enquanto isso, Vasco (10º) e Botafogo (11º) têm evoluções mais modestas no ranking.

A amostragem de 2020 ainda é curta ? apenas seis jogos da Série A foram disputados até aqui. E é evidente que será sempre melhor jogar com a torcida a favor. Mas os números deixam claro: se querem escrever capítulos mais felizes no principal torneio do país, os times do Rio precisam ser mais letais no próprio quintal.