Nem tudo é novidade para Odair Hellmann na estreia no Campeonato Brasileiro, agora no comando do Fluminense. Do outro lado do campo, o adversário é um velho conhecido. O Grêmio de Renato Gaúcho estará mais uma vez no caminho do ex-treinador do Internacional. O confronto é às 19h, em Porto Alegre.

ENTREVISTA:‘Solução do Fluminense no momento é vender jogador para pagar dívida’, diz Mário Bittencourt

Os dois rivalizaram no futebol gaúcho por um ano e 10 meses. Não só por estarem em equipes diferentes, mas por representarem propostas distintas. Enquanto Odair arma times mais defensivos e aposta no contra-ataque em velocidade, o Grêmio de Renato se notabilizou por buscar o protagonismo.

O saldo é favorável ao técnico gremista. Ao todo, os dois se enfrentaram nove vezes: três vitórias do Tricolor gaúcho, duas do Internacional e quatro empates. Os números podem dar a impressão de equilíbrio. Mas a verdade é que os principais triunfos de Renato estão nos empates e até em uma derrota.

BASTIDORES:Fluminense vê perigo em MP 984 e se articula com Botafogo para negociar

Tanto em 2018 quanto em 2019, o Grêmio levou a melhor no Campeonato Gaúcho. No primeiro ano, os dois se enfrentaram nas quartas de final. Na primeira partida, um 3 a 0 acachapante do time de Renato. Na duelo de volta, no Beira-Rio, os colorados tentaram reagir. Mas a vitória por 2 a 0 foi pouco e teve gosto de derrota.

No ano seguinte, o Gre-Nal marcou a final o Estadual. Mais equilibrados, os dois confrontos terminaram empatados sem gols. O troféu foi decidido, então, nos pênaltis. Mais uma vez, melhor para os gremistas.

ALÍVIO:Fluminense começa a pagar dívidas por Orejuela, Sornoza e De Amores

O antagonismo natural entre os dois, no entanto, sempre se limitou ao futebol. Em que pese alguns bate-bocas na beira do gramado em momentos mais quentes do clássico, a relação da dupla de técnicos era cordial.

Dois momentos em especial merecem destaque. Após a final do Gaúcho do ano passado, Odair e Renato deram um forte abraço ainda em campo. Seis meses depois, o gremista fez questão de telefonar para o rival após sua demissão do Internacional. Além de lamentar sua saída, desejou sorte na carreira.

RANKING:Os 30 maiores ídolos da história do Fluminense

As dificuldades de Odair esta noite já começam na escalação. Na zaga, ele não conta com Matheus Ferraz e Digão, em recuperação de lesão. Luccas Claro deve ser o escolhido. No meio, Hudson também é desfalque por contusão e dá lugar a Yuri. Por fim, Igor Julião substitui Gilberto. O lateral direito foi vendido para o Benfica, de Portugal.