games »

Após 21 dias de greve, roteiristas de visual novel Lovestruck recebem aumento



Nesta quinta (6), um grupo de 21 roteiristas freelance para série de visual novels mobile Lovestruck saiu vitorioso de uma greve de 21 dias contra a publisher Voltage, com um novo acordo que aumenta seu pagamento por palavra.

Non contrato anterior, os roteiristas recebiam em média 3,5 centavos de dólar por palavra. Agora, eles passaram a receber uma média de 6,5 centavos, com aumentos variando de 66% a 94%.

“Não poderíamos ter feito [isso] se não nos uníssemos coletivamente”, declarou AK Fedeau, uma das roteiristas do jogo, ao site VICE Games. “A indústria de video games tem uma reputação por ser muito competitiva, e acho que isso é o que pode acontecer quando consideramos uns aos outros como amigos.”

O grupo de roteiristas, conhecido como VOW (Voltage Organized Workers, ou Trabalhadores Organizados da Voltage, em tradução livre), coordenou a greve junto com o sindicato CODE (Campaign to Organize Digital Employees, ou Campanha para Organizar Funcionários Digitais), que tem como objetivo trazer mais direitos e melhorias de condições de trabalho para escritores no setor de games e tecnologia.

A greve bem-sucedida vem mesmo após uma declaração hostil contra os trabalhadores por parte da Voltage, que ameaçou substituir os grevistas após inicialmente se recusar a negociar com o coletivo.

O aumento dos roteiristas da visual novel acontece na mesma semana em que funcionários da Blizzard divulgaram seus próprios salários como protesto, para demonstrar a disparidade no dinheiro recebido pela maioria dos trabalhadores e figuras como o CEO da companhia, Bobby Kotick, que recebe US$ 40 milhões por ano.

Fonte: The Enemy


Comente