Diante da classificação de Corinthians e Palmeiras para a final do Paulistão, cujos dois jogos finais serão na quarta-feira e no sábado, a CBF já avisou que remarcará as partidas dos dois clubes pela primeira rodada do Brasileirão. A entidade, no entanto, não cravou quando encaixará as partidas remanejadas.

A mesma política será adotada pela CBF para os clubes que estiverem envolvidos nas respectivas finalíssimas dos estaduais. A CBF não citou clubes nominalmente, mas o cenário também pode envolver o Bahia, embora o clube use um time sub-23 no estadual.

Na primeira rodada, o Corinthians enfrentaria, domingo, o Atlético-GO, às 16h. Já o Palmeiras seria adversário do Vasco, também no domingo, às 19h45. Como os dois rivais paulistas se enfrentam no sábado, às 16h30, no Allianz Parque, a manutenção da tabela original da Série A ficou inviável.

Assim, cronologicamente, o primeiro jogo do Corinthians pelo Brasileirão 2020 será no dia 12 de agosto, contra o Atlético-MG, fora de casa. No mesmo dia, o Palmeiras estreará na Série A visitando o Fluminense.

Quanto ao Bahia, o jogo válido pela primeira rodada do Brasileirão é contra o Botafogo, agendado inicialmente para o próximo domingo, as 11h. O jogo do Bahia pela segunda rodada é contra o Coritiba.

 

Nota da CBF

A CBF informa que vai remarcar os jogos dos clubes da Série A do Brasileirão Assaí 2020 que coincidam com a data base da partida definidora do título de seus respectivos campeonatos estaduais. As novas datas serão oportunamente divulgadas pela Diretoria de Competições.

Situação em MG e RS

O desfecho do Campeonato Mineiro é outro pendente de definição. Mas isso só acontecerá na quinta-feira, um dia após o jogo de volta da semifinal. O Atlético-MG é adversário do América-MG e venceu o primeiro jogo, neste domingo, por 2 a 1. Conforme o planejamento inicial da Federação Mineira, o encaixe será distinto, dependendo de quem avançar à final. Existe a chance de que datas futuras em algum meio de semana sejam usadas. Uma variável a ser considerada é que o Atlético-MG já foi eliminado da Copa do Brasil. O América, não. Na outra semifinal estão Tombense e Caldense.

No Gauchão, Grêmio e Internacional farão na quarta-feira a final do segundo turno. O vencedor enfrentará o Caxias na decisão do estadual, que ainda não tem data prevista. Os dirigentes do estado analisa a chance de alocar uma das partidas em 26 de agosto, mas isso ainda não está confirmado.

Complicações do calendário

O calendário nacional foi bagunçado pela pandemia. Há pouquíssimo espaço para manobrar. Tanto que a CBF não paralisará o Brasileirão no fim do ano, mesmo no período de Natal e Ano Novo. A Série A vai acabar em 24 de fevereiro.