A última impressão deixada por Fluminense e Botafogo antes da estreia pelo Brasileirão foi de que ainda há muito a ser melhorado. O torcedor que não assistiu ao amistoso deste sábado, no Nilton Santos, pode ficar despreocupado pois não perdeu muita coisa. Os gols de Evanilson, para o Tricolor, e de Matheus Babi, para o Alvinegro, foram os poucos pontos altos em um clássico de primeiro tempo péssimo e segunda etapa com um pouco mais de emoção.
Tudo bem que o lado tricolor teve duas baixas antes de a bola rolar. Os meias Yago Felipe e Paulo Henrique Ganso foram cortados, respectivamente, por cansaço muscular e desconfronto na panturrilha direita. Mas os desfalques não justificam os problemas que a equipe de Odair Hellmann insiste em transparecer. Não apenas neste clássico, mas nos últimos jogos.
O principal deles é a extrema lentidão nas transições defensivas e ofensivas. A falta de intensidade torna, por diversas vezes, o jogo tricolor previsível. É nítido como a equipe é pesada em campo e a troca por peças mais leves sempre fazem a atuação melhorar ? as entradas de Michel Araújo e Miguel são bons exemplos disso.
Os pontos positivos ficam com o zagueiro Nino, novamente impecável na defesa, e o atacante Evanilson, que claramente mostra qualidade com a bola nos pés. Seu gol foi praticamente um prêmio bela boa partida. O negativo fica com a expulsão de Yuri, que apesar da boa atuação recebeu dois bobos cartões amarelos.
No Botafogo, o meia Cícero testou positivo para Covid-19 e, além de não atuar no clássico, também pode ser desfalque no próximo fim de semana. Ontem, os problemas alvinegros foram de entrosamento .
É nítido que as peças ofensivas tem qualidade. Keissuke Honda, que finalmente assumiu a condição de líder do meio, sabe o que faz quando tem a bola no pés. Bruno Nazário e Pedro Raul também não deixam a desejar. No entanto, falta o trio se ligar com maior facilidade. A responsabilidade é do técnico Paulo Autuori.
Quem aproveitou bem a oportunidade foi o atacante Matheus Babi, que entrou no segundo tempo e marcou o gol de empate alvinegro. Em um jogo de tão poucas oportunidades, ele fez o que é necessário e esperado.
Na agenda, Fluminense e Botafogo estreiam no Brasileirão no próximo domingo. O Alvinegro enfrenta o Bahia, às 11h, no Nilton Santos, e o Tricolor tem pela frente o Grêmio, às 19h, em Eldorado do Sul.
Na preliminar, as equipes também empataram em 1 a 1. Diogo fez para o Tricolor, e Navarro igualou para o Alvinegro. Antes do clássico, organizadas dos clubes brigaram no Largo do Bicão, Zona Norte do Rio.
Fonte: O Globo