A conexão entre o corpo e a mente permite que as fases da vida sejam sentidas de maneira mais serena, afinal, com ela é possível ter maior consciência e controle sobre os sentimentos e emoções que agem sobre si mesmo(a).
Ter consciência da própria vida, portanto, é aceitar as tranformações que são inevitáveis e utilizá-las a seu favor. Tais transformações podem ser diferentes para cada pessoa, porém, há mudanças que apenas são sentidas pelas mulheres durante a gestação.
Trabalhar as emoções durante a gravidez ajuda na aceitação e na compreensão das mudanças, além de ser uma preparo para o que está por vir. E uma ferramenta poderosa para estabelecer essa conexão entre o corpo e a mente é o yoga, visto que ele funciona por meio da meditação, das técnicas de respiração e da atenção plena.
A prática também ajuda a fortalecer o corpo e proporciona alongamento dos músculos para evitar as dores durante a gestação e até depois do parto.
Essas qualidades são apenas uma parte dos benefícios do yoga na gravidez. Portanto, confira como a atividade física pode contribuir para essa fase de transformação, auxiliando o corpo e a mente das mulheres.
Benefícios do yoga na gravidez
Mais energia
Com as alterações no corpo da mulher é muito comum que as gestantes sintam-se mais cansadas durante o dia. Atividades que antes eram habituais também podem ficar mais exaustivas com o passar da gestação. O yoga possibilita uma maior recuperação das energias e da disposição. Assim, após os exercícios, há uma redução do cansaço e o corpo fica mais energético para executar qualquer atividade.
Músculos mais tonificados
Ao tonificar os músculos, é possível evitar o surgimento das dores, principalmente as causadas pelo o aumento do peso na região da barriga. O yoga não apenas age nos músculos, os deixando mais fortes, mas as articulações do corpo também são trabalhadas. Essa atividade física não precisa de equipamentos, porque o próprio peso da pessoa já é o suficiente para fortalecer o corpo sem exigir demais dele.
Ajuda a manter o peso
Junto com a alimentação saudável, a atividade física é capaz de ajudar a pessoa a manter um determinado peso durante toda a gravidez. O excesso de peso contribui no desenvolvimento das estrias, então é possível evitar essa situação com a prática do yoga.
Evita o inchaço
Um problema que toda gestante deseja evitar é o inchaço, especialmente nas pernas. Além de aumentar o cansaço físico, o problema pode causar irritabilidade e muito mal-estar. Nessa questão o yoga é benéfico porque consegue melhorar a circulação do corpo, combatendo, assim, que ocorra os indesejáveis inchaços.
Preparação para o parto
Algumas posturas do yoga podem ser utilizadas para preparar o corpo e a mente para o parto. Isso porque elas fortalecem a estrutura física e conectam a mente da mulher no momento do parto. Além disso, o yoga desenvolve a técnica de respiração, que pode ser usada pela gestante para facilitar o processo do nascimento. Já a meditação, outro elemento essencial do yoga, ajuda no controle e na compreensão das emoções e dos sentimentos. Os medos e as dúvidas que surgem durante a gravidez são reduzidos e, por isso, a mulher consegue se sentir mais preparada e segura para viver plenamente as novas situações da vida.
Todas gestantes podem praticar yoga?
A atividade quando bem elaborada não prejudica as mulheres, porém, o ideal é começar os exercícios a partir do terceiro mês de gestação.
Se a pessoa já é praticante da modalidade, então o hábito pode ser continuado durante toda a gravidez. Para quem está começando, o yoga restaurativo pode ser a melhor alternativa.
Yoga restaurativo
O yoga é uma técnica milenar de posturas para a conexão do corpo e da mente. Por meio dele foram criadas outras ramificações que utilizam o mesmo conceito, porém com execuções e objetivos diferentes.
No caso do yoga restaurativo – uma inspiração da modalidade tradicional – as posições são feitas com o corpo deitado no chão, porque o objetivo desse exercício é o relaxamento completo.
É por isso que essa alternativa é eficaz para as gestantes, uma vez que proporciona a redução do estresse e promove uma reflexão sobre a vida. Isto quer dizer que a atividade é capaz de trabalhar com as emoções mais puras do ser, para desenvolver empatia e paz dentro da pessoa. Com o tempo, os pensamentos, as vontades e as atitudes são equilibradas com a essência da pessoa e o corpo dela sente-se mais saudável e próspero.
Ter uma gestação calma e cheia de amor é o desejo de muitas mães, não é? Pois então esse desejo pode ser manifestado pela técnica de yoga restaurativo.
Como melhorar os resultados
Todos os exercícios serão sentidos pelo corpo e, com o tempo, trarão resultados. Contudo, se você quer algo imediato, utilize o yoga como uma ferramenta de autodesenvolvimento.
Então, enquanto estiver realizando as posturas, use o tempo da atividade para se conectar com suas virtudes, até que consiga encontrar o seu verdadeiro Eu.
Para o sucesso de qualquer técnica é preciso aceitar a sua ajuda. Portanto, permita que as atividades façam parte do seu cotidiano, porque os elementos delas, por exemplo, a respiração e a meditação podem ser feitas em todos os momentos do dia. Isso mostra que o yoga não é apenas um exercício físico mas um estilo de vida que, quando bem aplicado, trará mais força para o seu interior e, consequentemente, para o seu exterior.
Veja também:
Fonte: Terra Saúde