Uma semana depois do encerramento do Campeonato Carioca, chegou a vez da bola rolar no outro extremo da Via Dutra. O Campeonato Paulista reinicia hoje ? cerca de polêmicas pois, assim como no Estadual do Rio, acontecer em meio à pandemia da Covid-19 ? com quatro jogos da 11ª rodada, incluindo o dérbi entre Corinthians e Palmeiras, com outras quatro partidas marcadas para esta quarta-feira.
André Kfouri:Fla como time a ser batido depende do acerto na procura do substituto de Jorge Jesus
Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco, além de seus torcedores, têm motivos de sobra para ficar de olho no que acontecerá nos gramados paulistas às vésperas do início do Brasileirão. Os desempenhos dos rivais neste reinício em meio à pandemia podem indicar com o que cada carioca pode sonhar na principal competição nacional.
Mansur:Jorge Jesus, a substituição mais difícil da história do Flamengo
O torcedor do Flamengo ficará especialmente de olho naquele que se desenha como principal adversário nesta temporada. O Palmeiras é o vice-líder geral do Paulistão e precisa de apenas um ponto para garantir vaga na próxima fase. O clube perdeu, porém, o atacante Dudu.
Em meio às acusações de uma suposta agressão a ex-mulher, Mallu Ohana, o camisa 7 se despediu do alviverde e foi emprestado ao Al Duhail, do Qatar. Sem o seu principal jogador, o técnico Vanderlei Luxemburgo ? recuperado após testar positivo para a Covid-19 ? tem de encontrar soluções para remontar o time.
? Embora o Flamengo tenha a mudança de técnico, a distância pode, de fato, aumentar com esse desfalque tão pesado. O Palmeiras ainda estava se acostumando a jogar com quatro atacantes, e Dudu era fundamental para esse esquema funcionar. Sem ele, o que fazer? O Palmeiras não estava pronto e perde seu principal jogador ? analisa o repórter Gustavo Zupak, setorista do Palmeiras na Rádio CBN.
Se no Carioca o Vasco foi eliminado precocemente, em São Paulo a situação pode se repetir com outro grande. O Corinthians, do criticado Tiago Nunes, pode cair na primeira fase e até ser rebaixado.<SW>
? Tiago Nunes chegou no Corinthians com muito respaldo da diretoria e acredito que nem mesmo uma queda na primeira fase do Paulistão pode tirá-lo do cargo. O Andrés (Sanchez, presidente) está no cargo até 28 de novembro e acho difícil que mude de técnico até lá ? opina Ana Canhedo, setorista do Corinthians no Globoesporte.com.
O Timão tem apenas duas vitórias em dez jogos disputados e precisa de um verdadeiro milagre para se classificar. Para evitar o pior, o clube repatriou o centroavante Jô, que foi campeão brasileiro em 2015. Ele, porém, não foi inscrito a tempo e só jogara o Paulistão se o Corinthians passar de fase. Para evitar o pior, o clube repatriou o centroavante Jô, que foi campeão brasileiro pelo clube em 2015.
O torcedor tricolor pode prestar uma atenção especial no São Paulo de Fernando Diniz, ex-técnico do Fluminense. O clube estava vivendo a melhor fase sob seu comando quando a competição foi paralisada. Fica a dúvida: Diniz irá, enfim, engrenar?
? Se pensar em rendimento imediato na volta, você vai ter jogos piores do que teria. Ainda mais no São Paulo, que estava em clara evolução. Por outro lado, tivemos uma temporada com o Diniz assumindo no final do ano, uma pré-temporada muito curta e com ele saindo jogando com os titulares. Agora ele está tendo um tempo que não teve. Então, ele pode até colher frutos ? diz Carlos Eduardo Mansur, colunista do GLOBO.
O São Paulo está tranquilo no Paulistão. É líder de seu grupo e está classificado para o mata-mata. Mas Fernando Diniz terá que se virar após perder o atacante Antony, vendido ao Ajax, da Holanda.
O torcedor do Botafogo pode acompanhar o caso de maior sucesso de um clube-empresa no Brasil. O RB Bragantino, comandado pelo ex-alvinegro Felipe Conceição, também está classificado antecipadamente para as quartas de final e joga para garantir a primeira colocação de seu grupo. Ytalo, artilheiro da competição com sete gols, Arthur, ex-Bahia, e Claudinho são os principais destaques do time.
No Santos, o português Jesualdo Ferreira tem a chance de confirmar a sonhada estabilidade após um início de trabalho bastante turbulento. O alvinegro lidera seu grupo e está praticamente classificado.
Quem também merece atenção é o Santo André, líder geral do Paulistão. Resta saber se vai manter o rendimento após a parada.
Fonte: O Globo