A apreensão foi grande, mas o International Board (IFAB) enviou nesta quinta-feira o documento que faltava para que o uso do árbitro de vídeo fosse confirmado nas semifinais da Taça Guanabara. A pendência que existia era a ausência da certificação dos árbitros treinados para exercerem a função na cabine do VAR.
O documento demorou porque o Ifab analisou a carga horária e o método de treinamento aos quais os árbitros foram submetidos. Com a autorização em mãos, a Ferj realizará um teste com o sub-17 do Flamengo nesta sexta-feira para que o Maracanã e o equipamento da Hawk-Eye fiquem devidamente certificados para os jogos do fim de semana.
No sábado, Flamengo e Fluminense iniciam as semifinais. O árbitro de vídeo escalado é Bruno Arleu. Ele será auxiliado na cabine por Rodrigo Figueiredo e Alexandre Vargas. O árbitro principal no campo será Rodrigo Carvalhaes de Miranda.
No domingo, o árbitro de vídeo para Vasco x Resende será Patrice Maia. Os assistentes na cabine serão Luiz Claudio Regazzone e Carlos Eduardo Nunes Braga. O árbitro de campo escalado é Rodrigo Nunes de Sá.
Nesta quinta, a Hawk-Eye está levando o equipamento para o Maracanã. O acordo entre a empresa e a Ferj prevê a realização de dez partidas com árbitro de vídeo, com o custo total de R$ 280 mil, bancados pela entidade. Ano que vem, o pacote prevê 16 jogos, a R$ 250 mil.
Fonte: O Globo