Lançado no final de 2018, Assassin’s Creed Odyssey foi originalmente pensado com Kassandra como a protagonista única do jogo ? a ideia, no entanto, foi vetada pela equipe de marketing da Ubisoft e por Serge Hascoët, ex-diretor criativo da produtora que deixou a Ubisoft neste mês após ser alvo de uma série de acusações de assédio.
O episódio veio à tona em uma reportagem de Jason Schreier publicada nesta terça-feira (21) na Bloomberg, relatando detalhes sobre a cultura tóxica e sobre os casos de assédio envolvendo líderes de estúdios da publisher. A publicação é baseada em relatos de mais de 40 atuais e ex-funcionários da Ubisoft.
De acordo com quatro produtores que trabalharam em Assassin?s Creed Odyssey, a inclusão de Alexios na versão final do jogo foi uma diretriz da equipe de marketing da Ubisoft e de Hascoët, que teriam sugerido que o jogo ter apenas uma protagonista feminina não venderia.
Segundo a publicação, desenvolvedores da eram obrigados a fazer concessões durante a produção dos jogos para evitar mudanças de Hascoët que poderiam ser negativas para os projetos ? e que poderiam até levar ao cancelamento de games.
Hascoët, indica a reportagem, também mostrava um desdém frequente por narrativas lineares e por cenas de história inseridas entre trechos de gameplay para avançar a narrativa de jogos. Segundo os funcionários, roteiristas precisavam inserir personagens masculinos fortes para manter a atenção do ex-líder critivo do estúdio.
Além do episódio envolvendo Assassin?s Creed Odyssey, a reportagem relata uma série de outros casos de machismo e de assédio envolvendo o ex-executivo da empresa.
O anúncio do desligamento de Serge Hascoêt da Ubisoft veio à tona no último dia 10 de julho, quando a empresa confirmou que o diretor, além de Yannis Mallat, também da diretor de estúdios canadenses da Ubisoft, e Cécile Cornet, chefe global de recursos humanos, deixariam seus cargos.
As mudanças acontecem um dia após a publicação de reportagem do jornal francês Liberatión, sobre uma cultura de casos de assédio na publisher. A reportagem aponta Hascoêt como um dos principais acusados internamente por outros funcionários da empresa.
- Lançamento
05.10.2018
- Publicadora
Ubisoft
- Desenvolvedora
Ubisoft
Fonte: The Enemy